17.9 C
Alcanede
Domingo ,19 Maio, 2024
Sociedade

Bombeiros Alemães trocam experiências com Bombeiros de Alcanede

Os Bombeiros Voluntários de Alcanede (B.V.A) receberam, de 6 a 12 de Setembro, uma comitiva dos Bombeiros de Halver – Alemanha. A comitiva foi liderada pelo Comandante Stefen Egen e contou com o Inspetor de Incêndios Ulrich Seibert, Chefe Principal Paulo Silva, Chefe Principal Helge Kaufmann e o Bombeiro Superior Jonas Turck.

Vieram visitar o nosso Corpo de Bombeiros através de um Bombeiro Português que está emigrado na Alemanha há muitos anos (Paulo Pascoal da Silva) e é casado com uma senhora que tem raízes em Alcanede (Sobrinha do Sr. César Martins)”, disse ao Portal de Alcanede (PA), Filipe Regueira.

halver 01O Comandante dos Bombeiros Voluntários de Alcanede salientou que o objetivo da viagem cumpriu-se na perspetiva da “troca de conhecimentos entre as duas corporações com a intenção de se poder estabelecer uma parceria através de experiência conjuntas, formas de trabalho, formação e em outros domínios”, disse.

O PA apurou que esta plataforma de cooperação deverá resultar no futuro “em estágios de ambas as partes nos Corpos de Bombeiros de Halver e em Alcanede”, admitiu o Comandante dos B.V.A, mostrando-se sensibilizado pela “gentileza de trazerem algum Equipamento de Proteção Individual que ofereceram ao nosso Corpo de Bombeiros”.

Durante o tempo, 7 dias, que decorreu a presença destes Soldados da Paz em Alcanede “estiveram prontos para intervir em conjunto com os B.V.A em qualquer ocorrência”. Tendo muita experiência em Acidentes de Viação e Ocorrências do tipo Incêndios Urbanos/Industriais, “esta comitiva procurou ter algum contacto com os Incêndios Florestais, mas a meteorologia pregou-lhes (ainda bem) uma partida”, esclareceu Filipe Regueira.

Da agenda constaram visitas ao Algar do Pena, Salinas de Rio Maior, Adega Cooperativa de Alcanhões, Portas do Sol em Santarém, Santuário de Fátima, Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém “onde estiveram presentes no Briefing Semanal”, ao Comando Nacional de Operações de Socorro em Carnaxide, “onde efectuaram uma visita e tiveram também uma abordagem integrada à forma como a Protecção Civil em Portugal está organizada”.

O programa da visita culminou nas instalações da empresa Jacinto Lda, em Esmoriz, “onde tiveram contacto com uma das melhores empresas de transformação de veículos da europa e da qual, os Bombeiros de Alcanede são clientes”, sublinhou o Comandante dos Bombeiros de Alcanede.

O primeiro jantar convívio decorreu no restaurante “O Alcaide”, em Alcanede, um momento que foi aproveitado para o Comandante Stefen Egen transmitir os seus agradecimentos pela hospitalidade dos Bombeiros de Alcanede, entregando algumas ofertas alusivas à presença da comitiva alemã.

A Organização dos Bombeiros Alemães

Em termos organizativos, são um Corpo de Bombeiros 100% Voluntário, não tem responsabilidade com serviço de saúde (está entregue às respetivas autoridades de saúde) e são acionados por uma Central de Comunicações Regional que mobiliza os Bombeiros que estão, normalmente, a trabalhar ou em casa, tendo um timming para chegarem às ocorrências.

Na Alemanha é considerado um privilégio para as empresas empregarem Bombeiros, já que têm acesso a descontos nos prémios de seguros de incêndios, estando também melhor apetrechadas caso aconteça alguma ocorrência nas próprias instalações. Nunca se coloca a questão de terem que prescindir de um funcionário por algum tempo devido a atividade do Corpo de Bombeiros ou de Formação na Escola de Bombeiros, porque a filosofia dos empresários alemães defende que a própria empresa tem uma responsabilidade social a cumprir e ganha com isso em termos de segurança.

VER FOTOS 

Artigos Relacionados

Apesar das adversidades, Vale do Carro mantém a tradição anual

Paulo Coelho

Xartinho recebe Festa do Idoso 2009

Paulo Coelho

Aldeia de Além prepara-se para festas em honra de Stº António e Stª. Ana

Paulo Coelho