17.3 C
Alcanede
Quinta-feira ,25 Abril, 2024
Cultura

Músicos Alcanedenses integram Orquestra Académica do Médio Tejo

O primeiro concerto da Orquestra Académica do Médio Tejo, realizou-se no passado dia 13 de Julho no Teatro Virgínia em Torres Novas. O projeto integra 64 jovens com idades entre os 10 e 20 anos, alunos das escolas de música de Torres Novas, Ourém e Minde e os músicos Tiago Santos e Hugo Bento da Sociedade Filarmónica Alcanedense.

A condução dos alunos dos conservatórios de Choral Phydellius, OurémArt e conservatório de música Jaime Chavinha, está a cargo de João Paulo Fernandes . De acordo com o maestro, o projeto começou em outubro de 2013, pela mão dos professores de música de cada escola representada, mas com a ideia de alargar a outras escolas da região.

Os promotores da iniciativa consideram que estavam reunidas condições para criar uma orquestra, com um grande número de músicos e de naipes musicais, “especialmente para o grupo de cordas, que ao contrário dos metais, que tem nas bandas filarmónicas um lugar para praticar fora das escolas, não existe algo semelhante para os violinos ou violoncelos, tratando-se de uma orquestra abre-se um espaço para esses alunos praticarem”, afirmou João Paulo Fernandes.

Este ano coube a Torres Novas a tarefa de organizar os trabalhos e nos próximos dois anos, será a vez de Minde e Ourém. Os concertos terão uma periodicidade anual, em cada uma das localidades, prevendo-se que possam haver outros, caso surja a oportunidade.

 

Artigos Relacionados

Livro “Tradições e Encantos” perpetua localidade de Valverde

Carlos Coelho

Jantar de gala e vários momentos musicais assinalam 117º aniversário da Banda de Alcanede

Carlos Coelho

Sucesso motiva organização a voltar em 2018 com a Exposição de Antiguidades e Artesanato

Carlos Coelho