19 C
Alcanede
Sexta-feira ,19 Abril, 2024
Sociedade

Missão de jovens voluntários conquista Alcanedenses

“Só queremos mostrar que somos felizes e é isso que nos motiva a estar aqui”, a frase foi proferida por Sara Marques, uma das 55 jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos, que integrou a missão para jovens voluntários. Tratou-se de uma organização do serviço de juventude da Diocese de Santarém, que decorreu entre os dias 20 e 27 de julho, em vários lugares da Paróquia de Alcanede.

A jovem em questão é uma das responsáveis pelo projeto “Fé4Missão”, lançado em 2009, sendo também uma promissora profissional na área de enfermagem a trabalhar, atualmente, em Inglaterra, “é giro ver os mais novos despenderem das férias com os amigos e dos mais velhos e retirarem uma semana de férias do trabalho para estarem aqui”.

missao 06aEnquanto decorria a conversa, pouco depois da hora de jantar e numa mesa de café, ouvia-se o entoar de canções de mensagem, um coro de juventude entre acordes de guitarra para falar à comunidade de Deus e da Igreja ”é uma semana em que nós damos o nosso tempo, para aquilo que acreditamos”.

Uma tarefa nem sempre fácil como é a missão evangelizadora, mesmo que os destinatários sejam por norma católicos, ”nestas coisas da fé não podemos funcionar por números, porque neste momento a fé é uma coisa que não está muito na moda”, referiu o padre Tiago Pires enquanto tomava um café.

“Sei que houve muitas pessoas que já não iam à missa há alguns anos e que com a visita destes jovens foram, reaproximaram-se da fé, por isso já valeu a pena”, admitiu.

Entusiasmado pela presença da juventude, Tiago Pires, sublinhou que “não era suposto termos uma grande multidão nas diversas atividades”, até pelo período de férias que atravessamos.

“O importante foi semearmos a palavra de Deus e irmos fazendo a experiência de que é possível viver a fé cristã de uma forma muito feliz, descontraída, alegre, foi o que pudemos experimentar com eles durante estes dias”, reconheceu o sacerdote.

A visita dos jovens voluntários percorreu vários lugares da freguesia de Alcanede na tentativa de envolver a comunidade local, uma meta que terá sido atingida, fruto da hospitalidade dos Alcanedenses,” tivemos uma boa adesão. No porta a porta, que é a nossa principal atividade, sentimos que as pessoas já estavam à nossa espera, e isso é muito positivo”, referiu Sara Marques.

No Blog oficial do projecto “Fé4Missão” os jovens deixaram os seus testemunhos e agradecimentos” um obrigado pela disponibilidade, do padre Tiago Pires, pela mobilização da comunidade, pela sua paciência para com os Jovens barulhentos e pela dedicação na sua vocação. Que Deus o mantenha firme na sua vocação e Testemunho de entrega”, lê-se.

A missão dos jovens por terras da Paróquia de Alcanede englobou várias atividades, desde visitas a lares de idosos, animação, momentos de oração como o terço e as missas, uma noite de cinema jovem, o encontro com catequistas e famílias e a via-sacra da luz pelas ruas de Alcanede, “pela minha sensibilidade acho que foi uma celebração muito bonita”, sublinhou ao PA o Padre Tiago Pires, destacando também a “vigília de oração no sábado à noite e a participação dos jovens nas missas do fim-de-semana”.

 
 

VER FOTOS


LINKS
fe4missao

facebook

 

Artigos Relacionados

Grupo de Convívio 1960 – 74 juntou 43 pessoas à volta da mesa

Carlos Coelho

Nova Comissão de Festas do Prado apresenta-se com Festival das Sopas

Portal Alcanede

Parceiros unem-se para assinalar Dia da Família e da Saúde este domingo

Portal Alcanede