19 C
Alcanede
Sexta-feira ,19 Abril, 2024
Sociedade

Banda do Xartinho e população demonstram união

Há pouco mais de três anos que os cemitérios de Alcanede e dos Bacelos nos Mosteiros, ostentam lápides incrustadas em pedras da zona da serra em homenagem aos músicos, dirigentes e amigos da Banda do Xartinho já falecidos. Este ano por ocasião dos 70 anos de vida da Sociedade Musical e Recreativa do Xartinho, comemorados no dia 20 de julho, também o cemitério de Valverde passou a merecer tal distinção.

Naquele lugar descansam há vários anos os restos mortais do músico Fernando Frazão e mais recentemente do dirigente da Banda do Xartinho, Joaquim Frazão Dias, falecido no passado dia 6 de março de 2014.”Era um homem incansável a ajudar, não há palavras para definir a sua pessoa como homem e amigo da banda”, desabafa o presidente da direção da Banda do Xartinho, Manuel Gaspar, à reportagem do Portal de Alcanede.
 

xartinho 70anos 06Emoções idênticas, já haviam sido sentidas na homenagem dos atuais dirigentes da Banda e músicos numa breve passagem pelos cemitérios de Alcanede e Mosteiros, uma tradição intocável, que ano após ano se repete e contempla por ocasião da efeméride, uma receção com direito a música, no largo Dom Afonso Henriques, sede da junta de freguesia de Alcanede.
 

O dia culminou com um jantar convívio na casa do povo do Xartinho, uma prática nem sempre seguida e que levou no passado a banda a assinalar vários aniversários fora da aldeia “foi uma das melhores coisas que nos poderia ter acontecido nos últimos 7 ou 8 anos”, reconheceu Manuel Gaspar, quando aludiu ao facto de estarem sanadas algumas divergências que opunham a população e antigos dirigentes.
 

“Unimos as pessoas, não se pode separar a banda do povo porque ela precisa de apoio, e a verdade é que os dirigentes passam mas a instituição fica” sublinhou Manuel Gaspar ao afirmar “quem pensar em mudar tudo o que diz respeito a tradições corre sério risco de falhar”.
 

O presidente da direção da Sociedade Musical e Recreativa do Xartinho, admitiu ao Portal de Alcanede que tem tido durante os seus mandatos o apoio de toda a equipa diretiva e dos músicos “felizmente que tenho tido muitas alegrias, as pessoas tem mostrado colaboração, quando são chamadas, por exemplo, a organizar eventos a favor da banda”, disse.
 

A festa de aniversário proporcionou uma tarde de música com os concertos protagonizados pela Banda do Xartinho, dirigida pelo maestro Pedro Andrade, e Sociedade Filarmónica de S. Sebastião, dirigida pelo maestro David Manuel Ferreira – banda convidada – oriunda da Cidade de Rio Maior.
 

Festa em Honra de Santa Cécília 

A festa em honra de Santa Cecília (padroeira da música), vai ser assinalada no próximo mês de Novembro e conta este ano com um sorteio de rifas onde serão atribuídos os seguintes prémios: 1º – Bicicleta, 2º – Placa, 3º – Espremedor Citrinos, 4º – Ferro engomar, 5º – Cabaz em verga.

VER FOTOS

Colaboração: Flávia Silva

Artigos Relacionados

Aldeia de Além em Festa de 13 a 17 de fevereiro

Carlos Coelho

Ricardo Gonçalves – “ A Expo Alcanede na minha opinião deve ter uma periodicidade anual”

Carlos Coelho

(Video) Caçadores da Serra do Alecrim abriram temporada de caça aos tordos

Paulo Coelho