19.5 C
Alcanede
Sexta-feira ,19 Abril, 2024
Sociedade

Restaurante Sabores da Serra representa Alcanede na iniciativa «Vinhos &Petiscos Santarém»

Caracoletas guisadas, molhinhos de cebolada e morcela assada são alguns dos petiscos que o restaurante alcanedense Sabores da Serra pretende exibir durante a iniciativa “Vinhos & Petiscos Santarém”. O evento gastronómico decorre de 16 a 25 de maio em 21 restaurantes do concelho, com a chancela da prestigiada Confraria da Gastronomia do Ribatejo.

Além destes pitéus a aposta vai também para os mariscos, que segundo o proprietário do restaurante, Mário Vieira “já são uma referência desde os percebes, o berbigão, a amêijoa e em especial o Camarão à Sabores da Serra, (frito e flamejado)”.
 

Valorizar os Petiscos do concelho de Santarém, “sobretudo aqueles que têm estado um pouco mais longe das mesas da restauração concelhia”, gerar novos espaços de convívio à mesa, e “dinamizar os restaurantes”, são alguns dos objetivos preconizados pela CGR, a par da dinamização dos produtos e produtores da região, na procura de novo valor económico.
 

O proprietário do restaurante Sabores da Serra, Mário Vieira admite alguma expetativa e considera que este tipo de ideias” potenciam novos clientes e mais procura pelos petiscos”, uma prática que se foi perdendo nos últimos anos devido à situação de crise que o país atravessa.
 

A Confraria da Gastronomia do Ribatejo também é da opinião que se trata de uma oportunidade para o público provar algumas iguarias e vinhos da região, saboreando ” diversos pitéus com um grupo de amigos”, através de circuitos entre os restaurantes, “mesmo depois da saída dos empregos”. Entende a CGR que deste modo as casas comerciais tem a possibilidade de “diversificar a sua oferta de petiscos em doses individuais” para promover uma “maior sociabilidade e o espírito petisqueiro dos escalabitanos”.
 

Aderiram a esta causa 21 restaurantes do concelho, sendo 6 deles exteriores ao centro da cidade (Alcanede, Alcanhões, Pernes, Póvoa de Santarém, Ribeira de Santarém, e Várzea), que apresentarão os petiscos sob várias formas, “como entradas de uma refeição, como prato principal ou como fomentador de novas horas de convívio e degustação de sabores” que não existem todos os dias nas casas dos residentes do concelho, admite a Confraria da Gastronomia do Ribatejo.
 

A descentralização é também a palavra-chave para Mário Vieira “é pena que este, e outro tipo de iniciativas estejam sempre, e só, ligadas à sede de concelho”. Segundo aquele responsável a importância em diversificar “ foi um dos pontos que mais debati na reunião da Confraria”O empresário ligado ao ramo da restauração há 8 anos em Alcanede diz que seria benéfica a presença dos vários parceiros, “espero que as entidades se façam representar num roteiro a todos os restaurantes aderentes, e não só nos da cidade de Santarém. É nossa intenção promover também nossa vila e a nossa freguesia”, disse.
 

A Confraria da Gastronomia do Ribatejo conta para este evento com as parcerias de Confraria Enófila de Nª. Sª. do Tejo, Turismo do Alentejo ERT, Câmara Municipal de Santarém, AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, 21 Restaurantes aderentes e Produtores do concelho.
 

Nesta maratona gastronómica participam os restaurantes, Sabores da Serra (Alcanede), Adega do Caneco (Santarém), A Grelha (Santarém), Adiafa (Santarém), Casa dos Torricados (Póvoa de Santarém), Cantinho do Avô (Alcanhões), El Rocio (Santarém), Condenço (Ribeira de Santarém), Jomar (Santarém), Fer Pau (Santarém), O Mário (Pernes), O chefe (Santarém), Pigalle (Santarém), O Salsa (Portela das Padeiras), Taberna Castelo (Santarém), Taberna do Quinzena (Santarém), Taberna O Balcão (Santarém), Téja (Santarém), Taberna Rentini (Santarém), Varanda do Parque (Santarém), Tascá (Santarém).

 

Artigos Relacionados

Aldeia Avieira de Escaroupim vai receber 5º Passeio de motorizadas e vespas de Aldeia da Ribeira

Carlos Coelho

Nova Miss Freguesia será conhecida a 4 de outubro em Alqueidão do Rei

Carlos Coelho

CSR Valverde recupera tradições à volta da matança do porco

Portal Alcanede