12.7 C
Alcanede
Terça-feira ,16 Abril, 2024
Religião

Fiéis celebram Paixão do Senhor

A Sexta-Feira Santa, ou “Sexta-Feira da Paixão”, foi assinalada em Alcanede por dezenas de fiéis oriundos dos vários lugares da freguesia que encheram por completo a Igreja Matriz participando também na procissão do Senhor Morto. No calendário católico, este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo.

No momento em que a Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, não há lugar à eucaristia. No entanto, mesmo sem a celebração da missa, existe uma cerimónia litúrgica própria deste dia e que em Alcanede foi presidida pelo padre Tiago Pires.
 

O ato religioso tem alguma semelhança com a celebração da Eucaristia, na sua estrutura, mas difere pelo facto de não ter Oração Eucarística, a mais importante parte da missa católica (nas celebrações que se realizam por todo o mundo são consumidas as hóstias consagradas no dia anterior, durante as celebrações da instituição da Eucaristia).

Ver Fotos 
 

Artigos Relacionados

Igreja Matriz de Alcanede pronta para receber os seus fiéis no dia 4 de fevereiro

Portal Alcanede

Paróquia de Alcanede celebra Semana da Fé

Paulo Coelho

Parque de jogos de Alcanede recebe “ Festa da família”

Portal Alcanede