19.7 C
Alcanede
Sábado ,20 Abril, 2024
Sociedade

Antigos combatentes Alcanedenses da guerra colonial organizam-se para encontro anual

Numa altura em que se assinalam os 40 anos da revolução de abril, a junta de freguesia de Alcanede resolveu homenagear simbolicamente, pela primeira vez todos os ex-combatentes da freguesia numa evocação religiosa. A cerimónia está prevista para o próximo domingo dia 27 de abril durante a celebração da missa (12H00) na igreja matriz de Alcanede.

A iniciativa pretende de acordo com a presidente de Junta, Cristina Neves “honrar a memória dos soldados desaparecidos em combate na guerra colonial” e ao mesmo tempo assinalar a presença dos “sobreviventes que se queiram associar a esta cerimónia evocativa”. É o caso de Ramiro Santos residente no Pé da Pedreira e ex- combatente da guerra do Ultramar no leste de Angola que considera a ideia louvável, “acho que as pessoas vão ficar contentes e orgulhosas, vai ser um momento bonito”, disse.
 

O Portal de Alcanede apurou que esta é a “semente” para o nascimento de uma comissão local de ex-combatentes da guerra do ultramar, que tenha a incumbência de organizar um encontro anual, descentralizado pelos vários lugares da freguesia para também “envolver as associações locais” admitiu, Cristina Neves.
 

Um objetivo que parece ter sensibilizado alguns ex-combatentes que já demonstraram recetividade ao desafio “ creio que não há nenhum veterano de guerra que volte as costas a essa ideia”, disse Ramiro Santos que juntamente com Francisco Cordeiro, também ex-combatente, a residir em Casais da Charneca começaram a dar forma a esta comissão.
 

A autarca mostrou-se recetiva a apoiar e fomentar a ideia se for esse o desejo dos “inúmeros ex-combatentes residentes dentro e fora da freguesia de Alcanede”. Caso a mobilização seja uma realidade e tudo indica que sim, o primeiro encontro anual destes ex-combatentes poderá acontecer no feriado do dia 10 de junho (Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas).
 

cartaz25abril

 

Artigos Relacionados

Convívio e camaradagem marcaram 1º passeio BTT da S.F.Alcanedense

Paulo Coelho

Festejos no Xartinho terminam com sardinhada

Paulo Coelho

Sonho de Joaquim Louro a um pequeno passo da realidade – Projeto CATL Avô Quim apresentado dia 4 de Novembro em Abrã

Paulo Coelho