26.7 C
Alcanede
Quinta-feira ,25 Julho, 2024
Religião

Fiéis celebram Paixão do Senhor

A Sexta-Feira Santa, ou “Sexta-Feira da Paixão”, foi assinalada em Alcanede por dezenas de fiéis oriundos dos vários lugares da freguesia que encheram por completo a Igreja Matriz participando também na procissão do Senhor Morto. No calendário católico, este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo.

No momento em que a Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, não há lugar à eucaristia. No entanto, mesmo sem a celebração da missa, existe uma cerimónia litúrgica própria deste dia e que em Alcanede foi presidida pelo padre Tiago Pires.
 

O ato religioso tem alguma semelhança com a celebração da Eucaristia, na sua estrutura, mas difere pelo facto de não ter Oração Eucarística, a mais importante parte da missa católica (nas celebrações que se realizam por todo o mundo são consumidas as hóstias consagradas no dia anterior, durante as celebrações da instituição da Eucaristia).

Ver Fotos 
 



Artigos Relacionados

Emoção, alegria e confraternização na abertura da renovada Igreja Matriz de Alcanede

Portal Alcanede

Capela de S. Lourenço em Vale do Carro foi inaugurada pelo Bispo de Santarém

Carlos Coelho

D. José Traquina é o novo bispo de Santarém

Carlos Coelho