17.3 C
Alcanede
Quinta-feira ,25 Abril, 2024
Sociedade

Nova direção da A.R.C.A quer corrigir erros do passado e apostar no diálogo

Fortalecer o diálogo com os cidadãos e instituições da freguesia, reavivar memórias de antigamente, promover e participar em eventos locais, corrigir erros do passado e provar que a coletividade pode servir a comunidade de forma mais ativa são alguns dos objetivos traçados pela nova direção da Associação Recreativa e Cultural de Alcanede (A.R.C.A) para os próximos três anos.

Atualmente composto por vinte e um elementos, o novo elenco diretivo tomou posse no passado mês de dezembro, após um ato eleitoral antecipado, ficando Tiago Cruz como novo presidente da coletividade.

Em declarações ao Portal de Alcanede, o dirigente associativo salientou que “a A.R.C.A é de todos e para todos os alcanedenses”, pelo que, “iremos tentar que a população nos ajude a fortalecer este grupo de trabalho”, disse.

Consciente de que em relação a alguns eventos anteriores,”tem existido uma falha de comunicação com as pessoas”, Tiago Cruz ressalvou que, “a partir de agora vamos apostar no diálogo com os nossos cidadãos e instituições”, tentando captar “colaborações ativas e provar que a A.R.C.A tem muito mais para dar do que aquilo que tem feito até agora”, vincou.

Uma das várias intenções dos novos corpos dirigentes passa “por estarmos presentes em mais eventos, mesmo que não sejam organizados por nós”, dando como exemplo a participação em “atividades religiosas, desportivas e outras realizações”.

Revitalizar alguns espetáculos que marcaram os Alcanedenses há vários anos, é também um desejo de Tiago Cruz, “é nossa intenção apostar em teatros e aproveitar os conhecimentos de pessoas que já fizeram parte desta associação”, a velha guarda, “de maneira a revivermos momentos que fizeram sucesso nesta casa”, sendo de esperar um fim-de-semana dedicado ao teatro de revista.

Para o dirigente, outro grande objetivo centra-se na realização de uma Assembleia Geral com os cerca de 170 sócios, não pagantes, da associação, “temos a lista atualizada e gostaríamos que todos os sócios pudessem estar presentes nessa reunião”, em data a anunciar, “para darem o seu contributo com ideias para a associação”. Não estando ainda decidido o valor que cada sócio poderá vir a pagar, o certo é que, segundo o presidente da A.R.C.A, “será simbólico” salientando que “um pequeno donativo pode ajudar a fazer a diferença”, disse.

Apesar da distância temporal para a realização da tradicional festa de agosto, Tiago Cruz falou de algumas ideias que já estão na mente da equipa diretiva, por exemplo em relação às fogaças, “queremos envolver as crianças de Alcanede”, esse será “um dos pontos em que vamos trabalhar muito”, a fim de recuperar uma tradição antiga. O domingo da festa será “muito dedicado à componente religiosa”, sendo intenção a curto prazo, “falar com os responsáveis da igreja para que o cortejo (procissão) seja mais bonito”, referiu.
 

A festa de agosto, o São João e o baile de aniversário da associação são as três principais atividades anuais da coletividade mas, “a partir deste ano, tencionamos avançar com novas iniciativas”, sendo objetivo “dinamizar tudo o que estiver ao nosso alcance”, nomeadamente com a criação de eventos de vários géneros, estando já programado para maio a “realização de um torneio de futsal 24 horas, no parque desportivo de Alcanede”, que decorrerá de 23 para 24 de maio, por ocasião do aniversário da A.R.C.A.

Ao contrário do habitual, sendo também uma forte aposta desta nova direção, “a festa do São João será realizada, este ano, junto ao coreto de Alcanede”, local que durante muitos anos foi o palco privilegiado dos festejos da vila.

Além das suas organizações habituais, a Associação Recreativa e Cultural de Alcanede continuará de “portas abertas” a iniciativas dinamizadas por outras entidades que necessitem de apoio, decorrendo já naquele espaço, e em dias diferentes, as aulas de ballet, os treinos de karaté e as atividades do grupo Vespinhas do Castelo.

Nesta conversa com o Portal de Alcanede, Tiago Cruz fez ainda questão de realçar o trabalho de todos os elementos da direção, “temos uma equipa muito forte, onde todos estão com a máxima vontade de realizar um bom trabalho”, não esquecendo o desaparecimento de um jovem que deu muito aquela casa, “o Paulo Mendo foi um exemplo para todos nós. Quando aqui chegou, conseguiu levantar esta casa” e, apesar da sua morte prematura, “continuará a ser uma inspiração para todos”, disse.

Tiago Cruz deixou também uma palavra de agradecimento à população, “muitas pessoas ajudam-nos imenso” quer a título particular quer ao nível de empresários, “o nosso muito obrigado por esses apoios essenciais”.

A atual direção surge de um ato eleitoral “antecipado”, que decorreu no final de 2013, e que segundo Tiago Cruz, resultaram “de algumas situações menos positivas com o anterior presidente”, lamentando “a falta de colaboração” do ex-dirigente na parte final do processo de passagem de testemunho à nova direção.

O novo presidente da A.R.C.A reforçou ainda que a sua equipa vai “tentar corrigir todos os erros do passado recente”, lembrando que devem servir de exemplo “para que não voltem a acontecer”, afirmou.

A legalização das instalações da associação é outra das metas que esta direção pretende alcançar, estando a trabalhar nesse sentido com a Câmara Municipal de Santarém e com o apoio da Junta de Freguesia de Alcanede.

Os corpos dirigentes da Associação Recreativa e Cultural de Alcanede, de 2013 a 2016, são compostos pelos seguintes elementos:

Assembleia-Geral

Presidente – Carla Nobre
1º Secretário – Inês Antunes
2º Secretário – Luís Martins

Direção

Presidente – Tiago Cruz
Vice-Presidente – Rodrigo Nobre
1º Secretário – Sónia Susano
2º Secretário – César Morais
Tesoureiro – Noel Carreira
1º Vogal – Ricardo Duarte
2º Vogal – Jorge Neves

Conselho Fiscal

Presidente – Paula Martins
Relator – Nélson Inácio
Secretário – Jorge Gaspar

Suplentes

João Ferreira; José Castela; João Inácio; António Machado; Joana Ribeiro; Mafalda Martins; Isabel Nobre e Andreia Mendo.

Tiago 1

                           Tiago Cruz – Presidente da Associação Recreativa e Cultural de Alcanede 
 

Artigos Relacionados

Memorial aos Combatentes do Ultramar do Concelho de Santarém vai erguer-se no Jardim do Presídio

Carlos Coelho

CCR de Aldeia da Ribeira organiza II Passeio de Motas Clássicas e Vespas

Paulo Coelho

Águas de Santarém alerta para eventuais falhas de abastecimento na freguesia de Alcanede

Portal Alcanede