14.5 C
Alcanede
Sexta-feira ,19 Abril, 2024
Sociedade

Povo de Vale da Trave orgulhoso pela requalificação da Capela de São Caetano

As obras de requalificação da Capela de São Caetano, em Vale da Trave, foram oficialmente inauguradas no dia 5 de Janeiro de 2014. O ato solene foi presidido pelo Bispo da Diocese de Santarém, D. Manuel Pelino Domingues, que celebrou, em conjunto com o pároco da freguesia de Alcanede, uma missa, antecedida pelo descerramento da placa evocativa de inauguração.

A cerimónia contou com a presença de várias dezenas de pessoas, entre habitantes da localidade e convidados, sendo a missa brilhantemente animada pelo Agrupamento de Escuteiros da Gançaria.

Em declarações ao Portal de Alcanede, o Bispo de Santarém lembrou que “a Diocese é feita destas pequenas comunidades. Trata-se de uma comunhão de comunidades e cada uma que é valorizada enriquece o conjunto”, disse. Dom Manuel Pelino recordou que as “Capelas são um lugar de referência importante de encontro e são também o espelho do brio de uma comunidade”, pelo que, “estão de parabéns os habitantes de Vale da Trave”, já que conseguiram “com o seu sacrifício e com poucas ajudas exteriores, dignificar uma capela muito antiga, mantendo a traça original e adaptando-a aos tempos de hoje”, enalteceu o Bispo de Santarém.

Visivelmente satisfeito, pela conclusão dos trabalhos e pelo resultado final, estava também o Padre Tiago Pires, “é um dia muito feliz”, porque as pessoas “sentiam que a Capela precisava de obras. Chovia dentro da Igreja, chovia na sacristia”, desabafou. O pároco da freguesia de Alcanede, afirmou que não foi possível terminar a requalificação mais cedo “porque não tínhamos dinheiro, e portanto, foi necessário esperar até agora para se conseguir fazer a obra, sem ficar a dever dinheiro a ninguém”, disse orgulhoso.

O sacerdote aproveitou a ocasião para agradecer, “a todas as pessoas que contribuíram ao longo destes nove anos”, na participação em festas, “e às pessoas que, mais recentemente, ajudaram na concretização da obra que está muito bonita e bem feita”, salientando a presença de D. Manuel Pelino na cerimónia solene, “é sempre importante a presença do Senhor Bispo nas nossas festas, ele é o nosso Pastor”, pelo que, “agradecemos muito a sua vinda ao Vale da Trave”.

Em nome da Fábrica da Igreja, José Manuel Pereira falou aos presentes e salientou que nos últimos nove anos, “com a realização da nossa festa, conseguimos pôr de lado cerca de 5 mil euros todos os anos”, sendo que o custo total das obras de requalificação da Capela, “importaram em cerca de 88 mil euros, estando totalmente paga”, afirmou. De contributos, fora o dinheiro angariado nas festas, “tivemos 30 mil euros do nosso Conselho Diretivo do Baldio do Vale da Trave, e o resto foi a população que suportou através de peditórios que realizámos”.

Na hora dos agradecimentos, José Pereira salientou, entre outros apoios “por exemplo do empreiteiro (João Branco & Filhos) que nos ajudou bastante, de vários empresários, e do povo de Vale da Trave que foi incansável para chegarmos até ao fim da obra”, não esquecendo uma palavra para “a população vizinha do Cortiçal” que também deu o seu apoio.

Do valor total da obra, 87.641.16€, trinta mil euros foram financiados pelo Conselho Diretivo do Baldio de Vale da Trave, Casal de Além, Covão dos Porcos e Vale de Mar. Para António José Ventura, “este é um dia feliz e muito importante”, já que segundo o Presidente daquele Conselho Diretivo, “envolve o esforço de toda uma comunidade”, salientando que do ponto de vista mais pessoal, a obra tem um significado especial, “porque fui juiz de uma festa em 2009, onde conseguimos angariar 5000€, e foi como membro do Conselho Diretivo e da Assembleia de Compartes que se encontraram esforços, com o apoio da população, para se finalizar a obra de requalificação da Capela, que bem necessitava deste melhoramento”, disse ao Portal de Alcanede, António Ventura.

Também presente nesta cerimónia de inauguração esteve o Presidente da Câmara Municipal de Santarém, que à nossa reportagem, não escondeu a satisfação pelo que acabara de ver, “a Capela de Vale da Trave ficou muito bonita”, aproveitando para, em nome do município, “dar os parabéns à comissão e a todas as entidades que se envolveram, em conjunto com a população”, para fazerem esta requalificação “que vem trazer uma dignidade muito grande a este espaço de culto”. Para Ricardo Gonçalves, a Capela, além de um local de culto, é “um espaço de encontro de toda a população de Vale da Trave e lugares limítrofes”, disse o autarca.

Em representação da autarquia local, Cristina Neves deu os parabéns a todos pela obra agora inaugurada, “a Capela está muito bonita e ao nível da arquitetura o trabalho foi muito bem conseguido, mantendo a traça original do edifício”. A Presidente da Junta de Freguesia de Alcanede realça o exemplo desta requalificação, salientando que, “mais do que a obra material, a iniciativa reflecte aquilo que sempre defendo, a obra imaterial. Esta é a prova de que quando as pessoas têm vontade a obra nasce, algo que se sente muito na nossa freguesia”, enalteceu.

Ver Fotos
 

Artigos Relacionados

13 Sepulturas vandalizadas no cemitério dos Bacelos – Mosteiros

Portal Alcanede

Vale do Carro em festa de 2 a 5 de agosto

Paulo Coelho

Associação de Vale do Carro acolhe este ano a festa do idoso

Paulo Coelho