8.8 C
Alcanede
Sexta-feira ,29 Março, 2024
Educação

Associação de Pais da E.B. 2,3 de Alcanede apoia crianças com necessidades especiais

Na resposta a um anseio da Unidade de Apoio Especializado a Crianças e Jovens com Multideficiência e Surdo Cegueira Congénita da E.B. 2,3 de Alcanede, a Associação de Pais e Encarregados deste estabelecimento de ensino prontificou-se a apoiar, com a angariação de equipamentos para atividades da vida diária, os alunos que necessitam de apoio especial.

O objetivo prende-se com o desenvolvimento de atividades práticas da vida diária relacionadas com os cuidados pessoais e habitacionais, nomeadamente no âmbito da culinária, onde “são essenciais utensílios e equipamentos básicos de cozinha”, sem os quais “não se consegue colocar em prática o que consideramos necessário para habilitar os referidos alunos com competências de autonomia na realização de refeições rápidas e fáceis”, de acordo com os seus perfis de funcionalidade, refere a solicitação feita pelas docentes da Unidade Apoio Especializado (UAE), Célia Duarte e Sílvia Teixeira.
 

O desafio foi prontamente aceite pela Associação de Pais e Encarregados de Educação da E.B. 2,3 de Alcanede, numa primeira fase pela antiga direcção, da qual era Presidente Noémia Fonseca, e posteriormente pelos atuais órgãos sociais (eleitos em 28 de novembro de 2013), tendo sido decidido, “pedirmos a empresas, particulares e outras entidades os utensílios que eram solicitados, e correu muito bem”, disse Margarida Frazão.
 

A Presidente da nova equipa da Associação de Pais, em declarações ao Portal de Alcanede, lembrou que, “mais uma vez as pessoas demonstraram a sua generosidade e interesse em ajudar”, salientando que os utensílios “foram todos doados”, e que a Associação de Pais, acabou por só oferecer “o ferro de engomar” e comprar “a máquina de costura com alguns donativos monetários que nos deram”, informou a dirigente.
 

Os equipamentos foram entregues à UAE, no dia 16 de janeiro de 2014, na presença da Professora Célia Duarte e de alguns elementos da Associação de Pais, sendo objetivo dos elementos dos órgãos sociais “agradecerem também através do Portal, a boa vontade e generosidade”, de todos os que contribuíram para esta iniciativa.
 

Refira-se que a Unidade de Apoio Especializado a Crianças e Jovens com Multideficiência e Surdo Cegueira Congénita da E.B. 2,3 de Alcanede, é uma resposta educativa que o Agrupamento Dom Afonso Henriques dispõe para acompanhar e formar alunos com necessidades educativas especiais de caráter permanente. Esta unidade tem como objetivo formar os alunos no âmbito das relações interpessoais, ao nível das suas competências académicas, pessoais, sociais e na preparação para a vida pós escolar, tendo em vista o desenvolvimento várias vertentes da sua formação.
 

Para a Associação de Pais, a participação ativa nesta iniciativa “foi quase a nossa praxe enquanto órgãos sociais”, sendo que a partir de agora será traçado “o nosso projeto para este biénio”, tendo como objetivo, “fazer a ponte entre a escola e os pais, para que os nossos filhos usufruam de um ensino de alta qualidade e sejam felizes a aprender”, disse Margarida Frazão. O próximo projeto passará pela ajuda na construção do telheiro da escola, “apoio que já ficou aprovado em ata na última reunião”.
 

Bens angariados, pela Associação de Pais e Encarregados de Educação, para a Unidade de Apoio Especializado a Crianças e Jovens com Multideficiência e Surdo Cegueira Congénita da E.B. 2,3 de Alcanede: Forno eléctrico; Torradeira; Varinha mágica; Máquina de café; Batedeira; Grelhador eléctrico; Espremedor; Cafeteira eléctrica; Patusca; Passe vite; Tacho e panela; Tabuleiro; Frigideira e forma de bolo; Mobília de quarto; Cama, mesa e 4 cadeiras; Lençóis de cama, tabuleiro, tacho e galheteiro; Ferro de engomar e uma Máquina de Costura.

Ass Pais EB23 3
Ass Pais EB23 1 

Fazem parte dos órgãos sociais da Associação de Pais e Encarregados de Educação da E.B. 2,3 de Alcanede (Biénio 2013/2015), os seguintes elementos:
 

Assembleia Geral

Presidente: Cármen Pereira
Vice-Presidente: Selma Inácio
Secretário: Ângela Pedro

Direção

Presidente: Margarida Marta Santos Antunes Frazão
Vice-Presidente: Elisabete Santos
Tesoureiro: Ada Marques
Secretário: Clara Sofia J. Vieira
Vogal: Maria do Carmo F. Frazão
Vogal: Cecília Lopes Pereira
Vogal: Sónia Isabel Rei P. Lopes
Vogal: Andreia Isabel Dias Cruz
Vogal: Noémia Fonseca

Conselho Fiscal

Presidente: Humberto Assentiz
Vogal: Maria de Fátima F. Ribeiro
Vogal: Helena Vitorino
 

Artigos Relacionados

Início do ano letivo sem sobressaltos no Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques

Carlos Coelho

Escola Básica de Alcanede comemora 25 anos de existência

Portal Alcanede

Autocarros cedidos pela Câmara de Santarém não reúnem condições de segurança para todas crianças

Portal Alcanede