Na resposta a um anseio da Unidade de Apoio Especializado a Crianças e Jovens com Multideficiência e Surdo Cegueira Congénita da E.B. 2,3 de Alcanede, a Associação de Pais e Encarregados deste estabelecimento de ensino prontificou-se a apoiar, com a angariação de equipamentos para atividades da vida diária, os alunos que necessitam de apoio especial.
O objetivo prende-se com o desenvolvimento de atividades práticas da vida diária relacionadas com os cuidados pessoais e habitacionais, nomeadamente no âmbito da culinária, onde “são essenciais utensílios e equipamentos básicos de cozinha”, sem os quais “não se consegue colocar em prática o que consideramos necessário para habilitar os referidos alunos com competências de autonomia na realização de refeições rápidas e fáceis”, de acordo com os seus perfis de funcionalidade, refere a solicitação feita pelas docentes da Unidade Apoio Especializado (UAE), Célia Duarte e Sílvia Teixeira.
O desafio foi prontamente aceite pela Associação de Pais e Encarregados de Educação da E.B. 2,3 de Alcanede, numa primeira fase pela antiga direcção, da qual era Presidente Noémia Fonseca, e posteriormente pelos atuais órgãos sociais (eleitos em 28 de novembro de 2013), tendo sido decidido, “pedirmos a empresas, particulares e outras entidades os utensílios que eram solicitados, e correu muito bem”, disse Margarida Frazão.
A Presidente da nova equipa da Associação de Pais, em declarações ao Portal de Alcanede, lembrou que, “mais uma vez as pessoas demonstraram a sua generosidade e interesse em ajudar”, salientando que os utensílios “foram todos doados”, e que a Associação de Pais, acabou por só oferecer “o ferro de engomar” e comprar “a máquina de costura com alguns donativos monetários que nos deram”, informou a dirigente.
Os equipamentos foram entregues à UAE, no dia 16 de janeiro de 2014, na presença da Professora Célia Duarte e de alguns elementos da Associação de Pais, sendo objetivo dos elementos dos órgãos sociais “agradecerem também através do Portal, a boa vontade e generosidade”, de todos os que contribuíram para esta iniciativa.
Refira-se que a Unidade de Apoio Especializado a Crianças e Jovens com Multideficiência e Surdo Cegueira Congénita da E.B. 2,3 de Alcanede, é uma resposta educativa que o Agrupamento Dom Afonso Henriques dispõe para acompanhar e formar alunos com necessidades educativas especiais de caráter permanente. Esta unidade tem como objetivo formar os alunos no âmbito das relações interpessoais, ao nível das suas competências académicas, pessoais, sociais e na preparação para a vida pós escolar, tendo em vista o desenvolvimento várias vertentes da sua formação.
Para a Associação de Pais, a participação ativa nesta iniciativa “foi quase a nossa praxe enquanto órgãos sociais”, sendo que a partir de agora será traçado “o nosso projeto para este biénio”, tendo como objetivo, “fazer a ponte entre a escola e os pais, para que os nossos filhos usufruam de um ensino de alta qualidade e sejam felizes a aprender”, disse Margarida Frazão. O próximo projeto passará pela ajuda na construção do telheiro da escola, “apoio que já ficou aprovado em ata na última reunião”.
Bens angariados, pela Associação de Pais e Encarregados de Educação, para a Unidade de Apoio Especializado a Crianças e Jovens com Multideficiência e Surdo Cegueira Congénita da E.B. 2,3 de Alcanede: Forno eléctrico; Torradeira; Varinha mágica; Máquina de café; Batedeira; Grelhador eléctrico; Espremedor; Cafeteira eléctrica; Patusca; Passe vite; Tacho e panela; Tabuleiro; Frigideira e forma de bolo; Mobília de quarto; Cama, mesa e 4 cadeiras; Lençóis de cama, tabuleiro, tacho e galheteiro; Ferro de engomar e uma Máquina de Costura.
Fazem parte dos órgãos sociais da Associação de Pais e Encarregados de Educação da E.B. 2,3 de Alcanede (Biénio 2013/2015), os seguintes elementos:
Assembleia Geral
Presidente: Cármen Pereira
Vice-Presidente: Selma Inácio
Secretário: Ângela Pedro
Direção
Presidente: Margarida Marta Santos Antunes Frazão
Vice-Presidente: Elisabete Santos
Tesoureiro: Ada Marques
Secretário: Clara Sofia J. Vieira
Vogal: Maria do Carmo F. Frazão
Vogal: Cecília Lopes Pereira
Vogal: Sónia Isabel Rei P. Lopes
Vogal: Andreia Isabel Dias Cruz
Vogal: Noémia Fonseca
Conselho Fiscal
Presidente: Humberto Assentiz
Vogal: Maria de Fátima F. Ribeiro
Vogal: Helena Vitorino