Cumprindo a tradição, que acontece desde 2006, a população de Mata do Rei voltou a celebrar a festa em honra de Nossa Senhora das Neves. A cerimónia religiosa teve lugar no sábado, 4 de Janeiro de 2014, juntando várias dezenas de pessoas numa missa campal celebrada pelo Padre Tiago Pires.
Nem a possibilidade de chuva nem o frio que se fez sentir durante o dia, demoveram os crentes de participarem no ato religioso, que este ano teve como atração especial a nova imagem da Senhora das Neves, “foi uma ajuda da câmara de Santarém, que já estava prometida há algum tempo, e que agora, felizmente, se concretizou”, disse à nossa reportagem Maria Emília Lopes, lembrando que o local de culto “merecia uma imagem ainda mais bonita”, para satisfação de toda a população “que também contribuiu para a sua aquisição”, disse.
A organização considera que este dia, “é sempre um momento muito especial para o povo desta terra. Estamos muitos felizes por podermos venerar a Nossa Senhora das Neves”, algo que se perdeu no tempo “e que nós conseguimos recuperar, com a ajuda da Junta de Freguesia e do povo de Mata do Rei”, referiu Emília Lopes.
A celebração em honra de Nossa Senhora das Neves iniciou-se no dia 8 de janeiro de 2006, depois de em 2005, um grupo de amigos, crentes e cheios de fé, terem descoberto os escombros da capelinha situada na “Lagoinha”, o nome daquele pedaço de terra segundo o registo mais atual.
Além da parte religiosa, a festa também contempla momentos de convívio à volta da mesa, “passamos semanas em que não nos vimos e neste dia, novos, velhos e crianças, todos participam”. A missa, junto à Ermida da Santa, foi antecedida por um almoço, realizado nas instalações da Associação do Centro Cultural e Desportivo de Mata do Rei, repleto de fantásticas iguarias impossíveis de descrever nestas linhas.