8.3 C
Alcanede
Domingo ,28 Abril, 2024
Sociedade

Já é possível fazer uma visita virtual ao Algar das Gralhas VII situado em Pé da Pedreira

O projeto “Visita Virtual” ao Algar das Gralhas VII, situado no Cabeço da Chainça, Pé da Pedreira, ganhou recentemente o Congresso Internacional de Espeleologia realizado na República Checa. O projeto é da autoria do CEAE-LPN, Centro de Estudos e Atividades Especiais e Liga para a Proteção da Natureza que venceram a categoria “Interactive Presentation” e o prémio “Best of show”.

A entrada do Algar das Gralhas VII, um poço de 71 metros de profundidade, não permite que outras pessoas, além de espeleólogos, possam explorar a gruta e desfrutar das suas belezas e do património natural nela oculta. Nesse sentido, o projeto teve como um dos objetivos principais a ideia de que, “se as pessoas não podem ir à caverna, a caverna deve ser trazida a elas”.

Apesar dos especialistas não a considerarem “uma grande caverna numa perspetiva mundial”, é vista pelos mesmos, “como uma grande caverna do ponto de vista nacional, pela sua diversidade de espeleotemas, passagens, poços e lagos que a tornam única e importante”.

Segundo os responsáveis do projeto vencedor, o Algar das Gralhas VII corre atualmente o risco “de ser destruído num futuro previsível”, dada a “atividade extrativa existente nas proximidades”, refere o CEAE-LPN, apelando por isso à “comunidade espeleológica e à comunidade local a tomarem medidas”, citámos.

Além do CEAE-LPN, o projeto contou com a participação de quatro outros clubes de espeleologia, GEM, AESDA, NEL e AES. Entre Dezembro de 2012 e Junho de 2013, atividades de fotografia, topografia, exploração e geologia foram realizadas na caverna, tornando possível trazer à luz o Algar das Gralhas VII, situado em Pé da Pedreira.

                          Clique aqui ou na foto para iniciar Visita Virtual ao Algar Gralhas VII
Foto Visita GralhasVII

Artigos Relacionados

Covid-19: Mensagem da Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Alcanede

Portal Alcanede

Movimento Cívico ER 361 reúne com autarcas e empresários. Em cima da mesa a 2ª Fase da obra

Paulo Coelho

Freguesia de Alcanede mobiliza-se para ajudar povo Ucraniano

Portal Alcanede