20 C
Alcanede
Quarta-feira ,24 Abril, 2024
Sociedade

Já é possível fazer uma visita virtual ao Algar das Gralhas VII situado em Pé da Pedreira

O projeto “Visita Virtual” ao Algar das Gralhas VII, situado no Cabeço da Chainça, Pé da Pedreira, ganhou recentemente o Congresso Internacional de Espeleologia realizado na República Checa. O projeto é da autoria do CEAE-LPN, Centro de Estudos e Atividades Especiais e Liga para a Proteção da Natureza que venceram a categoria “Interactive Presentation” e o prémio “Best of show”.

A entrada do Algar das Gralhas VII, um poço de 71 metros de profundidade, não permite que outras pessoas, além de espeleólogos, possam explorar a gruta e desfrutar das suas belezas e do património natural nela oculta. Nesse sentido, o projeto teve como um dos objetivos principais a ideia de que, “se as pessoas não podem ir à caverna, a caverna deve ser trazida a elas”.

Apesar dos especialistas não a considerarem “uma grande caverna numa perspetiva mundial”, é vista pelos mesmos, “como uma grande caverna do ponto de vista nacional, pela sua diversidade de espeleotemas, passagens, poços e lagos que a tornam única e importante”.

Segundo os responsáveis do projeto vencedor, o Algar das Gralhas VII corre atualmente o risco “de ser destruído num futuro previsível”, dada a “atividade extrativa existente nas proximidades”, refere o CEAE-LPN, apelando por isso à “comunidade espeleológica e à comunidade local a tomarem medidas”, citámos.

Além do CEAE-LPN, o projeto contou com a participação de quatro outros clubes de espeleologia, GEM, AESDA, NEL e AES. Entre Dezembro de 2012 e Junho de 2013, atividades de fotografia, topografia, exploração e geologia foram realizadas na caverna, tornando possível trazer à luz o Algar das Gralhas VII, situado em Pé da Pedreira.

                          Clique aqui ou na foto para iniciar Visita Virtual ao Algar Gralhas VII
Foto Visita GralhasVII

Artigos Relacionados

Alcanede não escapou ao mau tempo registado em todo o país

Paulo Coelho

B.V.Alcanede representados no dispositivo de socorro durante Cimeira da Nato

Paulo Coelho

Banda de Alcanede participa em Lisboa no Festival Tauromáquico Solidário

Carlos Coelho