A candidatura do PSD à Câmara Municipal de Santarém, liderada por Ricardo Gonçalves, venceu a corrida à presidência da autarquia scalabitana nas eleições autárquicas realizadas no dia 29 de Setembro de 2013. Apesar da vitória, a equipa “laranja” ficará apenas com 4 mandatos, os mesmos que o Partido Socialista de Idália Serrão, tendo a CDU, de Francisco Madeira Lopes, recuperado um lugar na CMS.
Ricardo Gonçalves, que sucedeu a Francisco Moita Flores na presidência da Câmara de Santarém, recandidatou-se e venceu, mantendo a capital de distrito no PSD. Na sua lista, Ricardo Gonçalves não incluiu nenhum dos vereadores eleitos para o anterior mandato nem nenhum elemento da comissão política concelhia do PSD de Santarém.
O PSD obteve 40,31% dos votos, o PS 32,27%, a CDU 10,34%, o Mais Santarém (Independentes) 3,91%, o BE 2,87% e o CDS/PP 2,58% dos votos totais apurados, segundo a agência Lusa.
Em Alcanede, no que respeita aos votos para a Assembleia Municipal (AM) e para a Câmara Municipal de Santarém (CMS), a vitória também foi para o PSD, com 1376 votos para a CMS e 1236 para a AM.
Resultados de Alcanede para Assembleia Municipal e Câmara Municipal de Santarém: