14.2 C
Alcanede
Domingo ,19 Maio, 2024
Educação

Painéis do Centro Escolar de Alcanede esperam por reparação desde Janeiro

Alguns painéis solares do Centro Escolar de Alcanede ficaram danificados com os impactos do forte temporal que se abateu na nossa região no passado dia 19 de Janeiro de 2013.

A intempérie fez vários estragos um pouco por toda a freguesia e, nessa altura, o Portal de Alcanede relatou, após contacto com o Comando dos Bombeiros Voluntários de Alcanede, 31 ocorrências entre quedas de árvores, desmoronamentos, aluimentos de terras e quedas de postes elétricos.

O balanço, feito cerca de 24 horas depois do temporal, não dava conta porque não constava da lista de ocorrências, da destruição de uma série de painéis solares instalados no Centro Escolar de Alcanede. Uma situação que acabou por passar despercebida à maioria dos Alcanedenses.

Passados oito meses, e porque nada mais terá sido feito no sentido de resolver o problema, pelo menos de forma visível, o Portal alertou, pessoalmente, a direção do Agrupamento de Escolas Dom Afonso Henriques, no passado dia 31 de Agosto, para a situação em causa.

Ao que conseguimos apurar, a responsabilidade sobre o assunto está na alçada da Câmara Municipal de Santarém. Nesse sentido, e porque não obtivemos qualquer informação esclarecedora desde 31 de Agosto, voltámos a insistir (via telefone) no dia 5 de Setembro, mas sem sucesso.

O estado em que atualmente se encontra aquela infraestrutura, de um edifício certificado pelo sistema Líder A com a classificação de eficiência ambiental A ++, levou-nos a questionar esta semana, no dia 9 de Setembro (por email), também com conhecimento do Agrupamento de Escolas, o Presidente da Câmara Municipal de Santarém, sem que tenhamos obtido, até ao momento, qualquer resposta.

Entre a primeira comunicação, junto do Agrupamento de Escolas, e esta notícia passaram-se 12 dias. Entretanto, o Portal de Alcanede enviou também para a empresa que instalou os painéis solares no Centro Escolar, um pedido de informação sobre se recebeu, da parte das entidades competentes, algum contacto no sentido de reparar os mesmos.

Paineis Centro Escolar 2
Paineis Centro Escolar 3

Artigos Relacionados

Erasmus – Professores de Alcanede visitam Turquia

Portal Alcanede

Sede dos Bombeiros de Alcanede palco de sessão de esclarecimento sobre RVCC

Portal Alcanede

Autocarros cedidos pela Câmara de Santarém não reúnem condições de segurança para todas crianças

Portal Alcanede