A destruição de vários cartazes de propaganda eleitoral, em Alcanede e na sede do concelho, levou a candidatura independente, Mais Santarém, a apresentar esta segunda-feira, queixa na GNR. Em comunicado enviado ao Portal de Alcanede, aquela estrutura afirma que além dos cartazes colocados em Alcanede, “também em Santarém, já foram destruídos e vandalizados cartazes, em frente ao edifício dos CTT”.
A candidatura, encabeçada por Francisco Mendes, diz que parece existir “algum nervosismo face à existência, pela primeira vez, de uma candidatura de cidadãos eleitores no concelho, em especial com a sua possibilidade de sucesso”, lê-se no comunicado. Um nervosismo que, segundo o Mais Santarém, se explica “e tem razões de ser para os que veem nas candidaturas de cidadãos uma ameaça à sua influência sobre os eleitores e à quantidade de cidadãos que lhe podem vir a confiar os seus votos”, citámos.
Para os membros da candidatura independente, “os direitos dos grupos de cidadãos têm que ser respeitados e deles não abdicará o MAIS SANTARÉM, apesar das grandes diferenças de meios que tem em relação às restantes candidaturas”, refere o comunicado.
Apesar de não concorrer à Junta de Alcanede, o Mais Santarém, conta com dois elementos da freguesia, Pedro Cadete (Valverde) e Emanuel Ventura (Aldeia de Além) na lista concorrente à Assembleia Municipal, nas próximas eleições autárquicas marcadas para 29 de Setembro de 2013.