17.4 C
Alcanede
Terça-feira ,23 Abril, 2024
Cultura

9 Músicos da S.F.A representaram Alcanede no VI Estágio de Verão em Amarante

A Banda Musical de Amarante organizou este ano, entre os dias 19 e 23 de agosto, o VI Estágio de Verão e Aperfeiçoamento de Sopros e Percussão. O evento contou com a participação especial do Maestro convidado, o espanhol José Rafael Pascual Vilaplana, reconhecido internacionalmente.

A atividade foi composta por três momentos distintos: o Recital dos Professores, o Concerto de Música de Câmara, sob coordenação dos respetivos Professores de Naipe, e o Concerto Final da Orquestra, sob a batuta do Maestro Convidado.

O programa de trabalho incidiu sobre “Paisagens”, visando assim conferir a devida importância que tem a composição “descritiva” para Banda Sinfónica/Orquestra de Sopros, e a relação que existe entre as imagens/culturas e os sons.

A Sociedade Filarmónica Alcanedense (S.F.A.) fez-se representar ao mais alto nível, se bem que mais vagas houvesse e maior teria sido a representatividade da única banda do “Sul”, como se diz na gíria “bandística”.

Participaram neste VI Estágio os seguintes elementos: Daniel Frazão e José Castela (Clarinete – Prof Hélder Gonçalves); Nelson Inácio, Diogo Batista e Daniel Caetano (Saxofone – Prof Hugo Marinheiro); Pedro Frazão (Bombardino – Prof Romeu Silva); Sérgio Duarte (Trombone – Prof Júlio Sousa); António Machado e Francisco Neto (Percussão – Prof Nuno Simões). Alguns elementos da S.F.A. fizeram parte do lote de Solistas do Concerto Final da Orquestra, motivo que nos deve orgulhar e motivar para participações futuras.

A S.F.A. contou com a colaboração da Junta de Freguesia de Alcanede, através da cedência de uma carrinha para a deslocação dos 9 elementos, apoio importante para o sucesso da participação dos músicos da instituição Alcanedense. Estes nossos embaixadores levaram na sua bagagem o bom nome e prestígio de Alcanede e voltaram com muito trabalho, esforço, dedicação, camaradagem e acima de tudo amizade reforçada.

Foto SFA Amarante 2013

Artigos Relacionados

Banda de Alcanede assinala 113 anos de vida

Paulo Coelho

Castelo de Alcanede palco de Festival de Música organizado pela SFA

Portal Alcanede

Aos 16 anos, jovem com raízes em Alcanede lança livro de poesia em Lisboa

Paulo Coelho