12.5 C
Alcanede
Quinta-feira ,25 Abril, 2024
Educação

Alcanede regressa ao passado com realização de Feira Medieval

Um desfile, danças medievais, treino de escudeiros, jogos tradicionais, cantigas de amigo e de amor, exposições temáticas e a atuação de Gigantes em Andas, são algumas das atividades que poderemos observar na próxima Feira Medieval de Alcanede. A iniciativa é organizada pela Junta de Freguesia de Alcanede e pelo Agrupamento de Escolas Dom Afonso Henriques, estando integrada nas comemorações dos 850 anos da Elevação de Alcanede a Vila.
A realização do evento tem como finalidade a obtenção de vários objetivos, “o principal é o caráter pedagógico da atividade onde procuramos que os alunos através da vivência, possam aprender e conhecer um período muito concreto e particular da nossa história e suas reminiscências do passado”, segundo disse ao Portal de Alcanede a diretora do Agrupamento de Escolas Dom Afonso Henriques.

Depois de alguns anos de interregno, a Feira Medieval regressa este ano, “foi sempre nossa intenção dar-lhe continuidade”, no entanto, “devido á logística que envolve esta realização não é possível que a mesma seja anual”, afirmou Helena Vieira. Ao todo estarão envolvidas diretamente cerca de cem pessoas, “professores, funcionários, pais e autarquia local”, além de que indiretamente “estarão todos os alunos e famílias, professores, assistentes operacionais e técnicos”.

A importância da data que se assinala, os 850 anos da Elevação de Alcanede a Vila, levou os promotores a pensarem no projeto de uma forma abrangente, “visa igualmente envolver a comunidade educativa e local, promovendo a história local e integrando-a na história nacional”, referiu a responsável pelo Agrupamento de Escolas.

A Feira Medieval irá começar, pelas 15 horas, com “a visitação de El-Rei D. Afonso Henriques ao Termo de Alcanede”, seguindo-se um desfile do Castelo de Alcanede, passando pela rua cidade de Santarém, até ao recinto do pelourinho, “onde será lida uma carta de Dom Afonso Henriques à população de Alcanede, apelando à sua participação na luta contra os mouros no processo da reconquista cristã”.

O evento contemplará vários espaços de venda de produtos gastronómicos e de artesanato locais, “que procurarão recriar a época histórica visada”. Ao longo da tarde e noite decorrerão animações diversas, entre as quais, “danças medievais, treino de escudeiros, jogos tradicionais, cantigas de amigo e de amor, exposições temáticas e atuação de Gigantes em Andas e Malabaristas que utilizarão o fogo”, salientou Helena Vieira.

CARTAZ Feira Medieval Portal

Artigos Relacionados

Atribuição do SELO ESCOLA SAUDAVELMENTE – Ordem dos Psicólogos Portugueses

Carlos Coelho

Professora Paula Frazão distinguida pela sua dedicação de 24 anos em São Brás de Alportel

Portal Alcanede

AE D. Afonso Henriques iniciou novo ciclo de projetos Erasmus na Letónia

Portal Alcanede