19 C
Alcanede
Sexta-feira ,19 Abril, 2024
Religião

Domingo de Ramos assinalado em Alcanede com missa e procissão

A Igreja Matriz de Alcanede voltou a encher-se de fiéis para a tradicional missa de Domingo de Ramos. Antes da Eucaristia procedeu-se à bênção dos Ramos, uma prática comum a todos os povos católicos alusiva à quaresma. Depois de benzidos, os ramos são guardados em casa durante todo o ano.
A cerimónia foi celebrada pelo pároco da freguesia de Alcanede, Tiago Pires, seguindo-se a procissão do Senhor dos Passos e da Senhora das Dores. Uma celebração que invoca o trajeto percorrido por Jesus Cristo desde a condenação à morte até ao seu sepultamento, após a sua crucificação no calvário. A romaria foi acompanhada por algumas dezenas de pessoas e pela Banda de Alcanede (Sociedade Filarmónica Alcanedense), sendo o sermão realizado a partir do coreto da vila.

Estamos naquela que é a semana mais importante da fé cristã. Nesse sentido, já na próxima quinta-feira, 28 de março (quinta-feira Santa) a Igreja Matriz de Alcanede será o templo que irá receber a Eucaristia da Ceia do Senhor, às 21 horas.

Na sexta-feira santa, a celebração da Paixão do Senhor está marcada para as 15 horas, seguida da procissão do Senhor Morto.

No sábado Santo, 30 de março, a Solene Vigília Pascal será às 22 horas, também na Igreja Matriz de Alcanede.

No domingo de Páscoa, haverá missa às 9h15 em Valverde, 10h30 em Viegas, 12 horas em Alcanede, 15h30 em Pé da Pedreira e às 17 horas em Aldeia da Ribeira.

Ver Fotos

Artigos Relacionados

Emoção, alegria e confraternização na abertura da renovada Igreja Matriz de Alcanede

Portal Alcanede

Santa Casa de Alcanede assinala este Domingo a Festa da Visitação na Igreja da Misericórdia

Portal Alcanede

Igreja Matriz de Alcanede pronta para receber os seus fiéis no dia 4 de fevereiro

Portal Alcanede