12.5 C
Alcanede
Quinta-feira ,25 Abril, 2024
Sociedade

Bombeiros de Alcanede reúnem mais de cem pessoas em jantar de apoio

Cerca de 110 pessoas marcaram presença num jantar de angariação de fundos para os Bombeiros Voluntários de Alcanede (BVA). O evento, organizado pela Associação Humanitária dos BVA e pelo Corpo Ativo, realizou-se no sábado, 23 fevereiro de 2013, no quartel da instituição.


“Foi muito importante a participação das pessoas neste jantar. Financeiramente, o corpo de bombeiros e a associação humanitária estão a necessitar muito de ajuda”
, disse à nossa reportagem, Paulo Silva. O comandante dos BVA lembrou que o ministério que tutela os bombeiros “tem feito a sua parte”, mas que, “a nível municipal nem tanto. Esperamos que dentro de pouco tempo as coisas voltem ao normal, já que da câmara há muito tempo que não recebemos qualquer subsídio”.

Em noite de angariação de fundos, Paulo Silva fez questão de sublinhar o apoio das pessoas, “a população é que nos tem valido”, considerou. Ao mesmo tempo, o comandante enalteceu “a boa vontade de todos os bombeiros que fazem o seu trabalho voluntário. Se não fosse isso, provavelmente, já teríamos tido problemas de operacionalidade”.

O jantar teve como objetivo, além do convívio, a obtenção de verbas que pudessem fazer face “às dificuldades na aquisição de equipamento de proteção individual”, não esquecendo, “as nossas viaturas, algumas das quais bastante velhas, quase obsoletas”.

Na mesma linha de pensamento, António Batista, confirmou ao Portal de Alcanede que, “temos algumas viaturas que precisam de ser urgentemente substituídas, mas da maneira que as coisas estão, é praticamente impossível! O dinheiro não é suficiente, nem próximo disso, para os equipamentos que são necessários”, disse.

O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcanede lembrou ainda que a instituição “está dependente de todos os que possam continuar a colaborar”, indicando que existem neste momento, “pessoas no estrangeiro que estão a trabalhar para nos ajudar a obter equipamentos necessários”.

António Batista fez ainda questão de agradecer a participação dos cidadãos no jantar de angariação de fundos, “a população da freguesia de Alcanede tem aderido de forma muito positiva. Sempre que fazemos algum evento as pessoas colaboram”, e a iniciativa do passado sábado não foi diferente, “o balanço foi positivo no dobro do que tínhamos previsto, quer em número de pessoas quer em contribuições de dinheiro”.

O dirigente deixou também uma palavra aos elementos do comando e a todos os bombeiros, “têm colaborado bastante com a associação. A iniciativa de hoje é um exemplo disso, fazem o socorro e organizam este tipo de eventos, têm sido muito dinâmicos”.

Além do jantar, os Bombeiros Voluntários de Alcanede aproveitaram a ocasião para realizarem um simulacro/exercício de salvamento e desencarceramento, “quisemos demonstrar que, apesar das dificuldades atuais, continuamos operacionais e com formação regular. O que fizemos hoje, é apenas uma demonstração muito simples daquilo que é feito muitas vezes em situações reais”, disse o comandante Paulo Silva.

Ver Fotos

Fotos: Portal de Alcanede (Simulacro) e Daniela Graça (Jantar)

Artigos Relacionados

Tomás Duarte estreou-se como forcado de cara com pega consumada à primeira tentativa

Portal Alcanede

Incêndio na Espinheira mobilizou 4 dezenas de Bombeiros no teatro de operações

Portal Alcanede

Homenagem Sócios Fundadores Aldeia de Além

Portal Alcanede