Cerca de 65 sócios e amigos da associação Vespinhas do Castelo marcaram presença num jantar convívio que, à semelhança do ano passado, decorreu no fim de semana de Reis e que voltou a ter o restaurante “O Alcaide”, em Alcanede, como palco principal.
A iniciativa serviu para reunir o grupo “vespista” numa agradável confraternização, mas também para agradecer a todos os que, de uma forma ou de outra, têm apoiado a coletividade que inaugurou a sua sede o ano passado num espaço cedido pela ARCA (Associação Recreativa e Cultural de Alcanede), local anteriormente ocupado pelos Bombeiros Voluntários de Alcanede.
No discurso proferido por Carlos Silva, presidente das “Vespinhas do Castelo”, foram enaltecidos todos os sócios e amigos da associação, bem como as pessoas e instituições que tiveram um papel importante aquando da inauguração da sede, entre os quais: Manuel Joaquim Vieira, Jorge Justo, Duarte Grazina, Sancho, Almano Bento, Chico Mafra, Manuel Bento e a Bandinha da Moca.
Fernando Pena, sócio número 17 da associação e falecido em 2012, foi também lembrado durante o jantar com uma singela e sentida homenagem póstuma.
Além de Carlos Silva, usaram da palavra o presidente da Junta de Freguesia de Alcanede, Luís Martins (em representação da ARCA), Duarte Grazina (empresário), César Martins (em representação da Sociedade Filarmónica Alcanedense) e Fernando Reis (presidente da AG das Vespinhas do Castelo), que realçaram a importância desta associação.
Em declarações ao Portal de Alcanede, o presidente das “Vespinhas do Castelo” disse que o grande objetivo deste jantar “foi o de reunir a família vespista, fazer um balanço do ano transato e falar do futuro”. Desde 2005 que a tradição se mantém, “inicialmente o convívio era realizado durante a época natalícia, mas para que todos tivessem mais disponibilidade em estarem presentes, optámos por fazer o jantar na altura do dia de Reis”.
A coletividade conta atualmente com 85 associados e, segundo Carlos Silva, “a tendência é para aumentar o número, embora o nosso objetivo seja a qualidade dos nossos associados e não a quantidade”.
Em relação ao calendário para 2013, Carlos Silva lembrou que “o nosso passeio está já marcado para o dia 8 de julho, a participação em eventos organizados por outras coletividades congéneres, o almoço que fazemos só para nós e o passeio oficial do Vespas Clube Portugal”, além dos diversos convívios que vão surgindo espontaneamente.
No final do jantar convívio foi ainda sorteado, entre todos os associados, um presunto.