16.7 C
Alcanede
Quinta-feira ,18 Abril, 2024
Entrevistas

Entrevista a Luciano Vitorino – Responsável pela atual Comissão de Festas de Valverde

A Comissão de Festas de Valverde vai realizar, no próximo dia 11 de novembro, uma Tarde de Fados. A iniciativa, visa a angariação de fundos para a conceção de uma estátua de São Pedro, padroeiro da localidade e que se pretende, seja futuramente colocada no átrio da Capela. A obra faz parte de um projeto de requalificação, iniciado em 2008, para enobrecer aquele espaço.

A propósito desta pretensão, o Portal de Alcanede falou com o atual líder da Comissão de Festas de Valverde. Luciano Vitorino explica como tem decorrido o projeto de requalificação da Capela, fala dos objetivos que gostaria de alcançar até junho de 2013 e agradece o apoio da população e amigos de Valverde.

Luciano Vitorino, 42 anos, natural de Valverde, é licenciado em Engenharia Geográfica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e um apaixonado pelo ensino, desempenhando atualmente as funções de Diretor Pedagógico da Escola Profissional de Rio Maior.

Luciano Vitorino 2Portal de Alcanede – Quando é que surgiu a vontade de colocar uma estátua de São Pedro na zona envolvente à Capela?

Luciano Vitorino – A estátua de São Pedro integra um amplo projeto de requalificação da envolvente à Capela de Valverde. Os terrenos intervencionados foram adquiridos pela Comissão de Festas em 2008 e, desde então, aquele espaço, vem sendo melhorado. O processo de requalificação é moroso porque usamos, exclusivamente, fundos próprios que advêm das dádivas do povo.

Em resultado do papel facilitador da Comissão de Festas, na resolução do impasse relativo à ampliação do Cemitério de Valverde, através da doação à Câmara Municipal do terreno que possibilitou essa ampliação, em 2010 foi celebrado um protocolo com o Município de Santarém e com a Junta de Freguesia de Alcanede. Como contrapartida por aquela doação, o então presidente da edilidade, Dr. Francisco Moita Flores, comprometia-se com:

– Elaboração do projeto de requalificação pelos serviços da Divisão de Urbanismo da autarquia;
– Oferta de uma estátua de São Pedro, no valor de 15 mil euros, a colocar no átrio da Capela de Valverde;
– Comparticipação das obras de requalificação em cerca de 23 mil euros;

Portanto, o objetivo de enobrecer o espaço com a colocação da referida estátua surge em 2010.

A celebração do já referido protocolo, além de colocar no papel um acordo que visava a atribuição de contrapartidas pela doação do terreno, foi a materialização da vontade popular, auscultada em reunião realizada no Centro Social e Recreativo de Valverde com o Presidente da Câmara, o Presidente da Junta de Freguesia e a Comissão de Festas. Isto significa que a população de Valverde também foi envolvida nas decisões subjacentes ao protocolo.

Portal de Alcanede – Passados estes anos, o que sucedeu para que a pretensão desejada não tenha sido uma realidade, tal como prometido pela autarquia de Santarém?

Luciano Vitorino – Bom, todos sabemos o que se passou no nosso país, desde a celebração do suprarreferido protocolo. É preciso deixar claro que o único aspeto do protocolo a que a Câmara já deu cumprimento foi a conceção do projeto de requalificação que está, atualmente, em fase de licenciamento.

Em Junho último, em encontro informal na Câmara Municipal de Santarém, foi-nos comunicado que não seria possível cumprir com a oferta da estátua. Tal dever-se-á às conhecidas limitações orçamentais e às restrições impostas pela recente Lei dos Compromissos.

Assim, a Comissão de Festas procurou encontrar caminhos alternativos que possibilitassem a execução da estátua por reconhecer que a mesma daria um grande contributo para o enriquecimento e embelezamento do local.

Iremos realizar alguns eventos com o propósito de angariar fundos, o primeiro dos quais será a “Tarde de Fados” do próximo Domingo, dia de São Martinho. Estamos, também, a estudar a possibilidade de recorrer a uma estratégia de obtenção de patrocínios, através da Lei do Mecenato.

Portal de Alcanede – Além da estátua, o que falta cumprir do plano de requalificação?

Luciano Vitorino – Estimamos que estará cumprido cerca de 30% do plano de requalificação. O grosso do que até agora foi feito, foi-o graças a uma das grandes virtudes que os meios pequenos ainda têm, que é a disponibilidade para dar e para ajudar. Estou a falar de obras realizadas maioritariamente ao Sábado, com mão-de-obra oferecida e muitos dos materiais doados (calçada, lancil, pedra de revestimento, etc.).

Aliás, aproveitava esta oportunidade para, em nome das sucessivas Comissões de Festas, deixar aqui uma palavra de reconhecimento e agradecimento pela generosidade e disponibilidade de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, têm contribuído para tornar possível aquela obra.

Portal de Alcanede – São apoios fundamentais…Luciano Vitorino 1
Luciano Vitorino – Sem dúvida, os recursos financeiros advém exclusivamente dos fundos granjeados nas três festas religiosas realizadas anualmente (Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora e São Pedro).

A acrescer, temos a oferta de materiais de construção por pessoas ou empresas não só de Valverde, mas de toda a região. E, claro, como já disse, muitos voluntariam-se para ajudar através da oferta da sua mão-de-obra.

Portal de Alcanede – Está programada para o próximo fim de semana, uma iniciativa que visa, precisamente, angariar alguns fundos para a conceção da estátua. Que expectativas têm para a iniciativa do dia 11 de novembro?

Luciano Vitorino – Esperamos que a iniciativa se revista de enorme sucesso. Até porque se a Cristina Maria se ofereceu para nos ajudar no cumprimento deste desígnio, esperamos uma adesão maciça da população, não apenas de Valverde, mas da região. Daí estarmos a fazer um esforço de divulgação em várias rádios locais da região. Conhecemos a excelência do espetáculo da Cristina, do Custódio Castelo e dos acompanhantes e daí a nossa fé em que será um sucesso.

Portal de Alcanede – Depois dessa iniciativa, pretendem realizar mais alguma com o mesmo objetivo?

Luciano Vitorino – Existem, de facto, algumas ideias que preferimos não tornar públicas para já, pois primeiro pretendemos fazer uma avaliação desta. Além disso, a Comissão de Festas de Valverde é exígua, isto é, é constituída apenas por três famílias e, como sabemos, nem sempre é fácil conciliar obrigações familiares com obrigações profissionais exigentes, quanto mais acrescentar-lhe disponibilidade para exercer voluntariado como aquele que estamos a exercer, enquanto membros da Comissão.

Faremos primeiro uma avaliação da “Tarde de Fados”. Contudo, posso adiantar que estamos a estudar a possibilidade de recorrer a uma estratégia de obtenção de patrocínios, através da Lei do Mecenato. Estamos a analisar se o enquadramento jurídico da Comissão de Festas possibilita o recurso a essa Lei.

Portal de Alcanede – Quanto pode custar a conceção e aplicação da desejada estátua de São Pedro?

Luciano Vitorino – Sou um adepto confesso da transparência, pelo que tenho todo o gosto em tornar público o valor estimado para a realização da estátua. Serão cerca de 14 mil euros.

Portal de Alcanede – Iniciou recentemente as suas funções como líder da Comissão de Festas de Valverde, de maneira geral que objetivos gostaria de alcançar a curto prazo, em conjunto com a equipa que o acompanha?

Luciano Vitorino – A título pessoal, procuro desempenhar as funções inerentes ao cargo que ocupo com transparência, retidão e honestidade, valores pelos quais procuro pautar toda a minha vida. Procuro dignificar o legado de todos aqueles que passaram por este cargo, tentando acrescentar-lhe valor. Encaro esta minha passagem pela Comissão de Festas com espírito de missão e como forma de exercer a minha cidadania.

Quanto a objetivos concretos para este mandato, o principal é, obviamente, concretizar a Festa de São Pedro e conduzir sem sobressaltos os destinos da Comissão. Esta é a missão fulcral da Comissão de Festas e a razão da sua existência.

Depois, gostaria muito de cumprir o sonho da concretização da estátua de São Pedro, continuar com o calcetamento do espaço envolvente à Capela, dar seguimento ao revestimento dos muros que delimitam o espaço, iniciar a recuperação da “casa velha”, localizada junto à Capela e que agora é propriedade da mesma. Gostaria muito de ver esta casa recuperada de acordo com o original, preservando a traça e transformando-a num espaço multiusos. Por um lado poderia ser um espaço que retratasse, para a posteridade, a história, a cultura e os costumes locais, com exposição de artefactos da vida quotidiana e, por outro, poderia ser adaptada, quando necessário, para casa mortuária.

Tudo farei para garantir um bom destino a esta casa.

Portal de Alcanede – Obrigado pelas suas declarações ao Portal de Alcanede…

Luciano Vitorino – Eu, em nome da Comissão de Festas, é que agradeço esta oportunidade de expor as ideias e projetos que temos.

 

Artigos Relacionados

Professora Paula Frazão distinguida pela sua dedicação de 24 anos em São Brás de Alportel

Portal Alcanede

Conceição Gaspar, “Todas as decisões tomadas foram as possíveis e adequadas para levar o barco a bom porto”

Carlos Coelho

Sérgio Batista: “Vamos lutando para que a tradição nunca se perca”

Portal Alcanede