19 C
Alcanede
Sexta-feira ,19 Abril, 2024
Educação

Projeto Comenius levou equipa da EB 2,3 de Alcanede a França

A EB 2,3 Alcanede viu aprovada a sua candidatura ao Programa Comenius com o projeto “Os jovens europeus e a evolução do mundo do trabalho” a decorrer entre 2012-2014. O Comenius é um projeto de trabalho e de aprendizagem que visa o intercâmbio de saberes entre escolas da UE. Inclui parcerias entre alunos e professores das escolas participantes através da realização de trabalhos/projetos dos alunos e visitas de estudo ao país parceiro.

Os países que integram o projeto são Alemanha, França, Grécia, Itália, Polónia, Portugal e Roménia e a língua de trabalho é o francês.
No âmbito deste projeto estão previstas várias atividades e mobilidades. Nestas mobilidades os alunos ficam instalados em casa dos seus colegas de cada país com quem se correspondem.

A primeira aconteceu de 20 a 26 de outubro. Três professores e cinco alunos deslocaram-se a França, mais concretamente à cidade de Le Mans, onde se encontraram com alunos de todos estes países e deram início ao projeto com a constituição duma multinacional e escolha do respetivo logótipo.

Os alunos visitaram ainda a cidade e o castelo de Blois, onde tiveram oportunidade de visitar o primeiro industrial da cidade, aquele onde se instalou a estação de caminho de ferro e onde se implantou a fábrica de chocolate Poulain em 1862. Perceberam a evolução da indústria, comparando a diferença entre a produção artesanal de chocolate e a atual, visitando uma fábrica de chocolate, onde foi visionado um filme que mostrou todo o processo desde a recolha das frutas de cacau (em S.Tomé e Princípe neste caso) até ao produto final.

Em Le Mans os alunos visitaram o “Institut technologique européen des métiers de la musique” (ITEMM), uma das principais escolas europeias que formam alunos nas profissões técnicas ligadas à música. O governo português tem protocolo com este instituto, pelo que vários portugueses se encontram aqui a estudar. Visitaram também o “Centre du Parchemin et de l’Enluminure” onde observaram a feitura de pergaminhos com os mesmos métodos da idade média. Ainda neste centro fizeram um pequeno workshop de escrita gótica e escrevem a primeira letra do seu nome em iluminura.

A estadia em Le Mans teve ainda uma visita ao centro histórico da cidade. Terminou com a apresentação de todos os países e escolas e com o buffet europeu, em que cada país partilhou algo da sua gastronomia.
O acolhimento por parte das famílias francesas aos nossos alunos foi excelente, bem como a organização de toda a estadia levada a cabo pelo Collège St.Benoît Maupertuis. O balanço é francamente positivo.

As equipas europeias regressaram a Paris de TGV, onde ficaram mais algum tempo a fim de visitarem esta cidade.
A equipa portuguesa foi recebida no Câmara Municipal de Paris (Hôtel de Ville), pelo vereador Hermano Sanches Ruivo que fez uma visita guiada a este edifício, dando aos alunos uma lição de história de França e, mais particularmente da cidade de Paris. Assistiram ainda por alguns minutos a uma sessão do Conselho Geral de Paris.

Alunos e professores regressaram no dia 26 cansados, mas felizes e sobretudo muito mais enriquecidos por todos os conhecimentos que adquiriram e pelo convívio com alunos e professores de tantas nacionalidades.

Texto e Fotos: Professora Irene Pereira
 

Artigos Relacionados

Escola Básica de Alcanede comemora 25 anos de existência

Portal Alcanede

Escolas do Agrupamento D. Afonso Henriques iniciam ano letivo esta segunda feira

Carlos Coelho

Visita de estudo levou alunos e professores do Agrupamento de Escolas a Londres

Carlos Coelho