19 C
Alcanede
Sexta-feira ,19 Abril, 2024
Educação

Depois de Braga e Sines, EB 2,3 de Alcanede recebe projeto inovador

O Agrupamento de Escolas Dom Afonso Henriques, com sede em Alcanede, vai promover na EB 2,3 a atividade “Life Choices”. Depois de Braga e Sines, chegou a vez de Alcanede receber esta iniciativa sob o lema «Orientar para o futuro – parcerias inovadoras», sendo direcionada em especial para alunos do 9º ano de escolaridade, mas também aberta a agrupamentos de escolas vizinhos e empresários.

Os participantes terão a oportunidade de simular, num ambiente criativo, aquilo que são os elementos essenciais de “Escolhas de Vida”. Trata-se de uma atividade estimulante e dinâmica, onde a interação é privilegiada, e onde não há vencedores nem vencidos.

Como diretora de turma do 9º ano, Irene Cordeiro disse ao Portal de Alcanede que a iniciativa surge por necessidade, “não há serviços de Psicologia e Orientação na escola, nem qualquer instrumento para fazer orientação vocacional aos alunos que estão no 9º ano”, sendo assim, a apresentação deste programa reveste-se da maior importância “numa altura em que a crise e os acontecimentos negativos estão na ordem do dia, haver escolas e empresas que investem nos jovens, será por certo um sinal de esperança e de confiança na educação como um meio de melhorar o futuro”.

Irene Cordeiro, da Comissão Instaladora do Agrupamento de Escolas Dom Afonso Henriques, realçou ainda que a apresentação do programa Life Choices tem como objetivo “a escolha sustentada de um rumo para o futuro por parte dos alunos em fim de ciclo, percebendo que todas as escolhas têm consequências e que quanto maior for essa consciência, maior a probabilidade de sucesso de cada um”. Mais do que apresentar escolhas, a formação “ensina a escolher, intervindo ao nível do processo de tomada de decisões”.

A apresentação do programa decorrerá entre as 9h30 e as 17h15m, nos dias 15 e 16 de outubro de 2012 na EB 2,3 de Alcanede.

 

Artigos Relacionados

Alunas da Escola de Alcanede que participaram no “Parlamento dos Jovens” realizam Visita de Estudo ao Parlamento Europeu

Carlos Coelho

Eunice Lopes – Jovem Alcanedense realiza curta-metragem

Carlos Coelho

Clube Ciência Viva na Escola/Eco-Escolas da EB de Alcanede promoveu visita à Ecoteca do PNSAC

Portal Alcanede