20 C
Alcanede
Quarta-feira ,24 Abril, 2024
Sociedade

Falsos “Bombeiros” realizam peditórios em Alcanede

Vários indivíduos, que se fazem passar por Bombeiros, tem marcado presença ultimamente em Alcanede. Estes oportunistas pedem dinheiro (por via da venda de rifas) e, em alguns casos, recebem donativos de pessoas que julgam estar a contribuir para a corporação da nossa terra. A atuação é feita em plena luz do dia, sendo a zona preferencial destes falsos Soldados da Paz o cruzamento das ER 361 e EN 362, bem no centro da vila.
Em comunicado enviado ao Portal de Alcanede, o Comandante dos BVA, garante que estes indivíduos “não são bombeiros” e que este tipo de atitudes “violam o disposto no Art.º 307º do Código Penal”, que prevê pena de prisão até seis meses ou pena de multa até 60 dias, a quem de forma ilegítima e com intenção de fazer crer que lhe pertencem, utilizar ou usar uma designação, sinal, uniforme ou traje próprios de função de serviço público, nacional ou estrangeiro.

Paulo Silva afirma “já os ter advertido pessoalmente por duas vezes, tendo inclusivamente comunicado o facto à GNR de Santarém”, mas, apesar disso, o grupo de oportunistas “teima em utilizar a designação e o traje que não lhes pertence”.

O comunicado visa alertar a população e os utentes das referidas estradas “de que não decorre atualmente qualquer peditório ou venda de rifas” por parte da instituição Alcanedense, frisando que “a compra de rifas ou a oferta de donativos a estes indivíduos, não contribui de nenhuma forma para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcanede”.

O Comandante Paulo Silva lembra ainda que, em breve, serão reiniciados os peditórios pela freguesia, mas que os mesmos serão realizados “porta a porta, aos fins de semana, com elementos devidamente identificados e preferencialmente acompanhados por uma pessoa natural ou residente na localidade onde o peditório está ser realizado”.
 

Artigos Relacionados

Movimento Cívico ER 361 acusa Estradas de Portugal de faltar à verdade

Paulo Coelho

Jantar de Angariação de Fundos reuniu mais de 150 pessoas em Aldeia de Além

Paulo Coelho

Alcanede – Agressão com arma branca provoca ferido grave

Portal Alcanede