9.5 C
Alcanede
Sexta-feira ,29 Março, 2024
Sociedade

CEARQ 2012 – Alcanede na rota da primeira conferência europeia de arquitetura

A região de Alcanede esteve na rota da primeira conferência europeia de arquitetura realizada no passado dia 10 de agosto. A iniciativa partiu da empresa Alugreen SA, com sede em Casais da Maria Delfina, na freguesia de Tremês. A empresa dedica a sua atividade na produção de caixilharia em PVC e Alumínio para exportação, tendo como principal destino dos seus produtos o mercado francês, onde já possui um departamento técnico e comercial.

A ideia permitiu mostrar a “um grupo de jovens arquitetos, franceses e portugueses (17 no total), algumas matérias-primas e a sua transformação por parte de empresas de renome no mercado, principalmente no da exportação”, disse Paulo Mendo da ISSENCIAL – Imagem & Comunicação, um dos parceiros da iniciativa.
 

Os jovens arquitetos começaram por visitar a Alugreen SA, onde tomaram conhecimento dos vários produtos inovadores em termos de isolamento térmico e acústico. A visita prosseguiu nas instalações do Grupo Frazão onde foi dado a conhecer todo o processo de extração e transformação da pedra até ao produto final, pronto para expedição.
 

Na visita à Olitrem, os participantes observaram a unidade industrial, altamente mecanizada e em muitas tarefas quase autónoma por parte de robots, de execução e montagem de armários frigoríficos e equipamentos hoteleiros. Ainda no período da manhã, os convidados acompanharam o processo da execução de portões em ferro, desde o ferro em bruto ao portão final na empresa FerPlay.
 

A troca de experiências e o convívio entre os jovens arquitetos dos dois países deu-se pela hora do almoço na presença dos diversos representantes das empresas organizadoras e convidadas. O encontro contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves e João Serrano professor do instituto Politécnico de Santarém.

Os participantes da primeira conferência de arquitetura encerraram os trabalhos com um passeio de barco pelo rio Tejo e a visita à Aldeia Avieira de Palhota no Cartaxo e Escaroupim em Salvaterra de Magos.

 

Artigos Relacionados

A.R.C.A realiza jantar de Natal

Paulo Coelho

Concluído processo legal da ZIF de Alcanede e Abrã

Carlos Coelho

Incêndio na Espinheira mobilizou 4 dezenas de Bombeiros no teatro de operações

Portal Alcanede