14.5 C
Alcanede
Sexta-feira ,29 Março, 2024
Educação

Alunos e professores franceses visitam EB 2,3 de Alcanede durante uma semana

A Escola EB 2,3 de Alcanede recebe até ao próximo dia 15 de junho de 2012 a visita de vinte alunos do 7º ano da sua congénere francesa, da cidade de Le Mans, que desta forma retribuem a presença dos Alcanedenses em França durante o 2º período de aulas. A iniciativa insere-se no âmbito do programa da União Europeia “Comenius”.
Cada aluno está instalado em casa do seu colega português, vindo com ele para a escola para assistirem às aulas, sendo que as professoras acompanhantes dos alunos franceses estão em casa de docentes de Alcanede.

Além das atividades letivas, a escola está a realizar desde o passado dia 11 de junho varias atividades paralelas, que já incluíram uma visita à Terra das Ervanárias (Vale da Trave), em particular à ervanária Américo Duarte Paixão, às pegadas de Vale de Meios, Serra de Aire e Candeeiros, Grutas de Mira d’ Aire e Nascente do Alviela.
 

A capital do Ribatejo também fez parte do programa, na terça-feira, assim como uma visita às Salinas de Rio Maior para os professores dos dois estabelecimentos de ensino.
 

Para 13 de junho, ficou reservado um Peddy Paper pela vila, no qual foram colocadas questões sobre a história de Alcanede e sobre as funções desempenhadas pelas instituições locais. Uma atividade apoiada pelos Bombeiros Voluntários de Alcanede.
 

Para o dia 14 de junho, está reservada uma visita a Lisboa, e no dia 15, deslocações a Óbidos, Foz do Arelho, São Martinho do Porto e Nazaré. O serão de sexta-feira está reservado para um jantar-convívio entre alunos, professores e famílias de acolhimento, e que servirá para a despedida dos alunos e professores franceses.
 

Marcha pela Saúde
 

O último dia de aulas, na sexta-feira, será também aproveitado para a realização de mais duas atividades. Os alunos do Centro Escolar e da EB 2,3 com os seus professores e funcionários vão realizar uma caminhada pela vila de Alcanede alertando para a necessidade de uma vida saudável. Esta atividade é promovida pelo PES (Programa de educação para a saúde) que ao longo do ano letivo desenvolveu um projeto de educação para hábitos de vida saudável.
Esta Marcha é aberta a toda a comunidade.

Passeio de BTT

Enquanto uns partem para a Marcha pela Saúde, outros sairão para um passeio de BTT. A escola de Alcanede vai disponibilizar cerca 50 bicicletas aos que quiserem participar neste passeio, estando as inscrições abertas na EB 2,3. Basta trazer a sua bicicleta, ou usar as que a escola colocará à disposição dos interessados. Estas atividades serão acompanhadas pelo núcleo da Escola Segura da GNR.

 

Artigos Relacionados

AE D. Afonso Henriques iniciou novo ciclo de projetos Erasmus na Letónia

Portal Alcanede

Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques – Faltam assistentes operacionais no arranque do Ano letivo

Carlos Coelho

Alcanede regressa ao passado com realização de Feira Medieval

Paulo Coelho