9.9 C
Alcanede
Quarta-feira ,24 Abril, 2024
Sociedade

Bombeiros de Alcanede já têm novo comando

A cerimónia de tomada de posse do novo comando dos bombeiros voluntários de Alcanede ocorreu no passado dia 14 de abril, no quartel dos B.V.A. Uma cerimónia presidida pelo secretário de estado da administração interna. Filipe Lobo D`Ávila surpreendeu por uma inconfidência, ao assumir que quebrou as regras de protocolo que privilegia a presença do secretário de estado “nas principais efemérides das diferentes associações humanitárias, sob pena de não ter agenda suficiente”

O governante adiantou que “não poderia deixar de vir a Alcanede, até porque ao longo dos anos aqui ganhei muitos amigos, não só nesta freguesia, neste concelho, mas também em particular neste corpo de bombeiros”.
 

Paulo Silva, comandante dos B.V.A “ Iniciou-se um novo ciclo depois do período mais negro da sua história sem comando, sem direção, à deriva”
 

O novo comando é agora liderado por Paulo Silva, sendo o 2º comandante Paulo Filipe. Em declarações ao Portal Alcanede, o recém-empossado comandante admitiu que a “tarefa não vai ser fácil”, mas que se sente “à altura das responsabilidades”.
No discurso de tomada de posse, foi também sublinhado que se iniciou um novo ciclo nos B.V.A, “depois do período mais negro da sua história sem comando, sem direção, à deriva”. Num apelo à união, o novo comandante disse que é preciso recuperar a “credibilidade o respeito e a identidade do corpo de bombeiros”, agradecendo o trabalho desenvolvido pelos oficiais de bombeiros, “coube-vos a difícil tarefa de segurar as pontas, desempenharam esse cargo com autoridade, sabedoria e responsabilidade”.

A aposta na formação do corpo ativo foi assumida como um dos desafios do novo comando, tendo em conta que alguns bombeiros estão com as formações caducadas, “são esforços que ainda não são visíveis, mas espero dentro de um ano ter os cursos dentro do prazo de validade”.
Em relação aos meios operacionais o comandante dos B.V.A considera que os bombeiros estão dotados com os equipamentos “ajustados” às necessidades da corporação. Recentemente foi adquirida uma nova ambulância de socorro e um veiculo tanque tático, “vendo as coisas com realidade, para já, não é necessário mais”.

António Baptista “Penso que vai ser um comando com futuro”
 

O presidente da associação humanitária dos bombeiros voluntários de Alcanede (A.H.B.V.A), António Baptista sublinhou que o novo comando “foi apoiado por todos os bombeiros e pelas entidades oficiais”, dando garantias de estarem reunidas condições de trabalho, “penso que vai ser um comando com futuro”.
Durante o seu discurso, António Baptista fez questão de agradecer aos 3 oficiais de bombeiros que assumiram interinamente durante um ano o comando “responsavelmente comandaram o corpo ativo até à presente data”, um agradecimento que se estendeu a todos os bombeiros que, “com trabalho e empenho prestaram com qualidade o socorro à população”.
 

Um gesto que foi também sublinhado por Artur Duarte, presidente da mesa da assembleia geral da (A.H.B.V.A) que aproveitou para enaltecer as virtudes dos elementos que compõem o novo comando “homens que já conhecemos e que ao longo dos anos veem prestigiando com o seu trabalho esta associação”, disse.
 

Também presente na cerimónia, o vereador da proteção civil da câmara municipal de Santarém, António Valente sublinhou a prestação “brilhante de Paulo Silva no curso de comando… Indicador que levará a bom porto e com muito sucesso os destinos desta casa”.
 

Por seu turno, o comandante distrital de operações de socorro, Joaquim Chambel disse esperar que o novo comando possa trazer “normalidade ao funcionamento com os bombeiros dentro daquilo que é o quadro regulamentar de funcionamento destas casas”, demonstrando a maior expectativa em relação ao corpo de bombeiros e à ação de comando dos novos elementos empossados.
 

A cerimónia da tomada de posse do novo comando dos B.V.A contou ainda com a presença dos presidentes de junta das freguesias de Alcanede, Manuel Joaquim Vieira e da Gançaria, Joaquim Aniceto.


Ver Fotos

 

Artigos Relacionados

Covid-19: Santa Casa de Alcanede reabre visitas dia 6 de julho após informações animadoras

Portal Alcanede

Comando dos Bombeiros Voluntários de Alcanede demitiu-se

Paulo Coelho

Alcanede apenas com direito a posto móvel da segurança social

Paulo Coelho