20 C
Alcanede
Quarta-feira ,24 Abril, 2024
Sociedade

Vítor Graça demitiu-se da direção da Banda do Xartinho

O presidente da direção da Sociedade Musical e Recreativa do Xartinho (S.M.R.X) apresentou este sábado, 26 de Novembro, a demissão do cargo que ocupava desde Março de 2011. Solicitado pelo Portal de Alcanede, Vítor Graça explicou que “quando fui convidado para encabeçar uma lista para a Direção da Banda do Xartinho, tinha a informação de que a convivência entre algumas pessoas do Xartinho e a direção da Banda eram no mínimo pouco cordiais”, algo que, mesmo assim, não desmotivou o agora demissionário a aceitar o desafio de presidir aos destinos da histórica instituição da freguesia de Alcanede.

Segundo o dirigente, a vontade inicial seria de que “com o tempo pudéssemos fazer uma integração dos elementos que deixaram de tocar na Banda e mesmo diretores que foram abandonando a banda em rota de colisão com antiga direção”. Neste sentido, a tomada de posse dos atuais órgãos sociais da S.M.R. Xartinho decorreu nas instalações da Associação local “o que demostrou um passo, embora pequeno de uma politica de aproximação”. No entanto, passados estes meses, Vítor Graça admite que “enganei-me, as posições estavam muito extremadas e não se viam boas vontades nem espirito de abertura”.

A gota de água aconteceu ontem, sexta-feira 25 de Novembro quando um grupo de pessoas não identificadas “acorrentou as portas da nossa sede social, impedindo os diretores de lá entrarem”, um ato que Vítor Graça apelidou de “operação medieval” e que considerou como uma “falta de respeito para com a Banda e para com a Direção, não me restando outra saída senão solicitar ao Sr. Presidente da Assembleia a minha demissão”.

Depois de assumida a demissão do cargo de presidente da Banda do Xartinho, Vítor Graça fez ao Portal de Alcanede um pequeno balanço destes cerca de oito meses de mandato, que considerou normais e onde não esqueceu a falta de cumprimento da autarquia de Santarém “sem subsídios da Câmara Municipal conseguimos manter a escola a funcionar, alimentando a banda com mais quatro músicos”, realçando que a instituição “cumpriu todos os compromissos musicais solicitados”. Também a Junta de Freguesia de Alcanede foi lembrada “de realçar o excelente entendimento entre a Banda e a Junta de Freguesia”.

Na hora da despedida, Vítor Graça agradeceu ao presidente da Assembleia-Geral “a maneira cordial como sempre tratou a Direção, mostrando uma disponibilidade total para ajudar em tudo o que foi solicitado”, assim como aos restantes elementos da direção “que sempre me trataram com frontalidade e respeito, o meu muito obrigado”, lembrando da mesma forma os músicos que dão alma à Banda do Xartinho, “na pessoa do seu Maestro agradecer-lhes a maneira correta como sempre me trataram. Convido-os a continuarem com a mesma determinação, porque por mais divergências que possam haver a Banda sois vós”.

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 393 vezes

Artigos Relacionados

Parlamento recebe representantes dos baldios de Alcanede

Carlos Coelho

ADAR – Equipa de Aldeia da Ribeira com um setembro brilhante nas competições nacionais e regionais

Portal Alcanede

Finalistas do The Voice Portugal protagonistas da Gala de Natal

Portal Alcanede