10.7 C
Alcanede
Terça-feira ,23 Abril, 2024
Sociedade

Festejos em Vale do Carro terminaram com balanço positivo e vontade de continuar

Vale do Carro, Várzea e Casais Limítrofes celebraram este ano os tradicionais festejos anuais com cinco dias de festa. Entre bailes, picaria, concerto da Banda Filarmónica de Alcanede, jogos tradicionais e quermesse, ainda houve tempo para a realização do 2º Passeio de Motorizadas e Vespas «As Maltratadas» e para a dinamização do bar jovem. 

Motivos de sobra para que a organização considere que o balanço tenha sido “bastante positivo”. Apesar das inúmeras atividades realizadas, foi notado que “no recinto da festa não se encontraram tantas pessoas, em relação a anos anteriores, mas em termos de receita o saldo é positivo”.

Carla Ferreira, uma das pessoas envolvidas na dinamização dos festejos, disse ao Portal de Alcanede que um dos momentos importantes da festa deste ano, pela simbologia que representa, foi “uma pequena cerimónia junto do sino da nova Capela, pelo qual há tanto tempo lutávamos em angariar fundos para a sua aquisição”, uma ação levada a cabo por um grupo de jovens de Vale do Carro e que motiva a jovem a fazer um agradecimento especial “desde já agradeço a todos aqueles, que de uma forma ou de outra, criticavam e não acreditavam no grupo de jovens, pois são essas pessoas que nos dão força para avançar. Em nome do grupo de jovens, o nosso muito obrigado a todas as pessoas que nos ajudaram nesta aquisição e acreditaram que era possível”.

Outro dos momentos marcantes das festas 2011 foi a realização do 2º Passeio de Motorizadas e Vespas «As Maltratadas». Ao todo, cerca de 60 participantes percorreram todos os lugares da freguesia de Alcanede numa distância de cerca de 68km e que “terminou com um almoço convívio na associação” referiu Carla Ferreira, que aproveitou também para agradecer a todos e deixar uma promessa “até para o ano”.

Remodelação do Bar Jovem foi aposta ganha

Este ano a juventude de Vale do Carro decidiu remodelar o Bar Jovem Night Club. Segundo Sara Tainha, uma das jovens dinamizadoras do bar, “entre latas de tinta, vassouras e pinceis começaram as remodelações, que sem o apoio monetário da associação, não tinham sido possíveis”.

Entre a satisfação, a jovem ainda desabafou que esta iniciativa é “um projeto nem sempre apoiado, mas que conseguiu vingar no meio de alguma controvérsia”. Com o decorrer dos festejos “o receio dos jovens findaram ao verem a casa cheia e o projeto aplaudido e elogiado”.

Sara Tainha confirma que o grupo de jovens “sentiu o seu trabalho apoiado e, por isso, pretende continuar sempre que possível com esta atividade, que além do lucro monetário que consegue angariar, fortalece os laços de amizade e une a comunidade juvenil do Vale do Carro” e via Portal de Alcanede deixa uma mensagem a todos “(…)a abertura do Bar Jovem durante os festejos foi bem sucedida em todos os aspetos! Obrigado por acreditarem!”. Fica a sensação de que para o ano… há mais.

A Festa de Vale do Carro vista por um conterrâneo emigrado na Holanda

Armindo Luís, um amigo da terra residente na Holanda também falou sobre os festejos de Vale do Carro, Várzea e Casais Limítrofes.

Há conversa com Carla Ferreira e em resposta sobre o que achou da festa deste ano e o que no seu entender poderia melhorar, referiu que “os festejos deveriam ser no mínimo uma semana e gostei muito da atuação da Banda de Alcanede”. De menos bom “só os acessos à associação”.

Em relação à associação, Armindo Luís disse que “espera que o espírito se mantenha” e no que toca à capela, não tem duvidas “esta é a mais bonita da freguesia”.

Nota: O Portal de Alcanede agradece a extraordinária colaboração na elaboração desta notícia de Carla Ferreira e Sara Tainha, assim como aos autores das fotos: Maria Vieira, Sara Tainha e Diogo Gomes.

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 543 vezes

Artigos Relacionados

Grupo de Convívio 60 – 1974 dá nota máxima a restaurante “Salarium” em Rio Maior

Portal Alcanede

Associação Humanitária dos BVA convoca duas Assembleias-Gerais para Dezembro

Paulo Coelho

Reportagem Fotográfica Expo-Alcanede 2014

Carlos Coelho