13.5 C
Alcanede
Quinta-feira ,28 Março, 2024
Sociedade

Direção dos Bombeiros Voluntários de Alcanede admite publicar lista de devedores

A direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcanede (A.H.B.V.A) está a ponderar publicar uma lista com os nomes dos devedores que se recusam a pagar os serviços prestados. O Portal de Alcanede apurou junto de fonte próxima da direção que “perante a passividade das pessoas a quem foi solicitado o pagamento total ou parcial dos serviços em divida”, torna-se insustentável suportar o custo do transporte de centenas de serviços anuais que não são comparticipados pelo INEM.

Segundo a associação, a falta de cumprimento por parte das pessoas é generalizado e nem com as facilidades de pagamento concedidas a situação tem melhorado. Neste quadro de incumprimento a A.H.B.V.A lamenta que o problema esteja a influenciar negativamente “os compromissos que a associação tem perante os fornecedores”.

Num esclarecimento que será enviado nos próximos dias à população, a instituição recorda que “contrariamente ao que muita gente pensa, o Serviço Integrado de Emergência Médica é administrado pelo INEM e não pelos Bombeiros”. No mesmo documento é explicado que, caso o INEM não considere o serviço urgente, é enviada uma ambulância dos Bombeiros, um procedimento que acarreta custos para os utentes que não são suportados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica.

Para evitar o agravamento do problema, a A.H.B.V.A sugere para os casos que não sejam urgentes que “sendo possível e se isso não agravar o estado do doente, o transporte seja feito em automóvel próprio”. No mesmo documento, além de outros pontos, é ainda sublinhada a importância da utilização de uma ambulância que, como meio de socorro, “pode fazer falta para uma ocorrência mais grave”.

O Portal de Alcanede transcreve na íntegra o esclarecimento feito pelos Bombeiros Voluntários de Alcanede à população.

Logotipo BVA miniatura

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ALCANEDE

ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO


Para esclarecimento de algumas dúvidas que se fazem ouvir na população, os Bombeiros Voluntários de Alcanede vêm informar o seguinte:

Perante uma emergência, o utente deve ligar para o INEM 112 ou para os Bombeiros 243409200 e transmitir clara e pausadamente o seguinte:

1. O seu nome e a localização da ocorrência;

2. Indicar qual o tipo de ocorrência (acidente, incêndio, doença súbita, queda, etc);

3. Localização e número de vítimas. Indicar a eventual presença de crianças ou grávidas;

4. Em caso de acidente, não tente retirar as vítimas do local em que se encontram mas informe-nos se não saírem pelos seus próprios meios;

5. Responda calmamente a todas as perguntas que lhe fizerem. Lembre-se que depende de si a qualidade do socorro prestado;

6. Não tenha pressa – O socorro está a ser mobilizado.

IMPORTANTE:

Contrariamente ao que muita gente pensa, o Serviço Integrado de Emergência Médica é administrado pelo INEM e não pelos Bombeiros.
Ainda que ligue para os Bombeiros, terá SEMPRE que receber uma chamada do INEM, que avalia a gravidade da situação e poderá, ou não, considerar o serviço urgente.
Se o INEM considerar o serviço como não urgente, enviará uma ambulância dos Bombeiros, contudo não pagará o serviço.

É importante que a população compreenda que é incomportável para os Bombeiros, suportar o custo de transporte de centenas de serviços por ano, que não são suportados pelo INEM. A Associação tem actualmente uma lista de devedores que, apesar da insistência e das facilidades de pagamento concedidas se recusam a pagar, impedindo a Associação de cumprir os seus compromissos com os fornecedores.

Assim, se o INEM não comparticipar no custo do serviço, terão que ser os utentes a pagar o transporte. Neste caso, aconselhamos que, sendo possível e se isso não agravar o estado do doente, o transporte seja feito em automóvel próprio. No Hospital é sempre feita uma triagem, seja qual for o transporte utilizado. Não é por ir de ambulância que é atendido mais depressa. Lembre-se que poderá estar a utilizar um meio de socorro que pode fazer falta para uma ocorrência mais grave.

Cumpra estas regras e assim poderemos prestar um socorro melhor e mais eficaz.

Obrigado por nos ajudar a socorrer!

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 652 vezes


Artigos Relacionados

Águas de Santarém prevê reabertura do trânsito na EN 362 até final desta semana

Paulo Coelho

“Povo de Deus – A Nossa Gente é Assim” Entrevista a Carla Vitorino

Portal Alcanede

Arma de caça tira vida a Nuno Aires de 38 anos

Carlos Coelho