17.9 C
Alcanede
Domingo ,19 Maio, 2024
Educação

II Gala da Escola EB 2,3 de Alcanede encheu por completo a ARCA

A escola EB 2, 3 de Alcanede realizou no dia 9 de Junho, pelo segundo ano consecutivo, a sua Gala. A edição 2011 teve lugar uma vez mais na Associação Recreativa e Cultural de Alcanede (ARCA), estando o salão repleto de público desde do início até ao fim do evento.
Foi um serão de convívio entre a comunidade educativa, encarregados de educação, alunos, professores, convidados e todos os presentes.

O programa de espetáculos não gorou as expectativas do público, atuaram jovens músicos com vários instrumentos e jovens dançarinos e professores, com diversas coreografias de dança. Um dos elencos chegou mesmo a fazer uma retrospetiva da evolução da segunda metade do século passado, pós 2ª guerra mundial, com destaque para a afirmação da mulher e seu papel na sociedade moderna.

A juntar ao espetáculo houve a atribuição do prémio da “Super Turma”, que este ano foi atribuído ao 9º B. Procedeu-se igualmente à assinatura do livro da escola – O ANUÁRIO, por parte dos finalistas dos nonos anos, que constará para recordação futura.

Não faltaram também os muitos agradecimentos recíprocos, entre alunos e professores, e agradecimento às instituições e organizações que deram apoio a esta Gala, casos da Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Escola de Música de Minde, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcanede, Associações de Pais de Alcanede, Banda Filarmónica de Alcanede e ARCA.

Diretora do Agrupamento de Escolas de Alcanede “Os objetivos foram atingidos”

Em declarações ao Portal de Alcanede, a diretora do agrupamento de escolas de Alcanede, manifestou-se muito satisfeita com a realização desta II Gala “(…) decorreu muito bem, os objetivos a que nos propusemos foram atingidos (…) o que constituiu um momento muito importante para os alunos, famílias e docentes. Vivemos a festa com grande emoção”.

Em relação aos objetivos deste género de iniciativas, Helena Vieira ressalvou a importância de “dar a conhecer à comunidade um pouco do trabalho que se faz ao longo do ano, na escola, pois para além das atividades de sala de aula, procuramos que os alunos aprendam a saber estar, saber ser e a intervir fora do contexto letivo”.

Para a responsável do agrupamento de escolas, é importante “(…) marcar com carinho um momento de transição na vida dos nossos jovens, que vão agora seguir caminhos diferentes” e lembrou que “a grande maioria vem junto desde o jardim de Infância. Tenho muito orgulho em que esta seja uma escola de afetos, e esta é uma forma de demonstrar o apreço e orgulho que temos nos nossos alunos”.

O sucesso das duas galas serve de estímulo a mais eventos, pelo que Helena Vieira garante que em 2012 haverá uma terceira iniciativa “claro que para o ano haverá mais. Certamente com algumas diferenças, pois procuramos inovar indo ao encontro da nova realidade dos futuros finalistas (…) é necessário separar o essencial do acessório e o essencial é prestar homenagem aos alunos e suas famílias, valorizando o esforço conjunto que assinala o fim desta etapa da vida dos alunos”.

Colaboração/Fotos: Luís Ferreira

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 698 vezes

Artigos Relacionados

Centro escolar de Alcanede assinala dia mundial da alimentação

Paulo Coelho

Projeto Comenius levou equipa da EB 2,3 de Alcanede a França

Paulo Coelho

Escolas do Agrupamento D. Afonso Henriques iniciam ano letivo esta segunda feira

Carlos Coelho