10.3 C
Alcanede
Sábado ,27 Abril, 2024
Entrevistas

Grupo Jovens pela Igreja Alcanede: “A nossa vontade é alertar a juventude para aquilo que podemos fazer na nossa freguesia”

gjovens

gjovensSão todos jovens e têm em comum o gosto, não só pela religião católica de que são praticantes, mas o amor e a vontade de fazerem algo mais pela freguesia de Alcanede. Nascido em Janeiro de 2011, o Grupo de Jovens pela Igreja de Alcanede pretende colocar em prática, assim que possível, todas as ideias que tem. O Portal de Alcanede foi ao encontro do grupo e falou com a Daniela Graça e a Flávia Silva.

JPIA1PA – Nesta altura, quantos jovens fazem parte deste grupo?

Daniel G – 21 elementos.

PA – Como é que nasceu a ideia de criar o grupo?

Flávia Silva (Flávia S) – Começou tudo nos convívios fraternos. Convém dizer que para fazer o crisma são necessários dois anos de preparação e no último, somos desafiados a realizar um convívio fraterno. Eu participei no que se realizou em 2009 e foi lá que percebi que um pouco por todo lado existem grupos de jovens nas suas terras e pensámos, se Alcanede tem tantos jovens, porque não criarmos um também? A primeira tentativa (há cerca de um ano) não correu bem, poucos jovens e pouco empenho. Em Dezembro do ano passado fizemos um jantar para tentar organizar o grupo e decidimos esperar pelo próximo convívio fraterno (que aconteceu na altura do Natal), demos conta da nossa vontade e em Janeiro entraram em contacto connosco e nasceu assim o Grupo Jovens Pela Igreja de Alcanede.

PA – Estão recetivos a que mais jovens possam entrar para o grupo?

Daniela Graça (Daniela G) – Sim, sempre.

PA – E os mais jovens que estão agora a ler esta entrevista e que queiram fazer parte, o que têm de fazer?

Daniela G – É só entrarem em contacto connosco. Aproveitamos para deixar o nosso contacto no facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002122157345 e o nosso mail é: grupodejovensalcanede@sapo.pt

PA – Existem pessoas que falam muito da crise de valores por parte dos jovens. Vocês com esta iniciativa veem contrariar completamente essa ideia. Mesmo assim, acreditamos que não é fácil manter o grupo vivo, ativo?

Daniela G – Não é mesmo nada fácil. Temos várias atividades fora da Igreja, fora do nosso compromisso católico e que culminam em ensaios, normalmente de 15 em 15 dias e onde damos em conjunto as ideias para o que queremos fazer. Nestas férias da Páscoa, por exemplo, queríamos ter estado com os idosos do lar, mas não foi possível por causa das viagens de finalistas.

JPIA2PA – A resposta vai ao encontro destas questões: Enquanto grupo o que pretendem dinamizar? Qual é, digamos assim, a vossa missão?

Flávia S – Eu falo por mim, acho que Alcanede tem muitos jovens, mas poucos são vistos por aí! A nossa ideia é chamar os jovens a participarem. Atualmente quase ninguém participa em nada, encontramo-nos nas missas e a partir daí não nos vemos mais! Só no café e pouco mais. Não existem atividades, por exemplo, temos o parque desportivo que praticamente não é aproveitado! Há pouca preocupação com os nossos idosos, no fundo não há preocupação com nada! A nossa vontade é alertar a juventude para aquilo que podemos fazer na nossa freguesia. Temos de fazer alguma coisa que valha a pena.

PA – A Daniela falou há pouco do lar de idosos e da vossa possível participação com eles, eventualmente com algumas atividades. Além disso, o que mais gostariam de fazer no futuro?

Daniela G – Ideias não faltam.

Flávia S – Gostávamos de aproveitar o nosso parque desportivo e fazer torneios de futebol, etc. Iniciativas que podem juntar muitas pessoas e dar a conhecer o nosso grupo.  Estar neste grupo não é só ir à missa, podemos fazer muita coisa.

Daniela G – Já pensámos em realizar um Peddy-Paper pela vila de forma a ajudar a conhecer melhor os nossos locais históricos, o nosso património cultural.

Flávia S – Teatro. Eu lembro-me muito dos meus tios e dos meus avós falarem do teatro que antigamente havia em Alcanede. Já se falou nessa possibilidade, fazer um dia uma peça de teatro para mostrar a toda a freguesia. Podemos até convidar essas pessoas que participavam nesses teatros e fazer um em conjunto, porque não? Se naquela altura se faziam essas atividades, porque não fazer o mesmo hoje em dia?

JPIA3PA – Quando pensaram em formar este grupo, tiveram imediatamente apoios? Da família, do Padre Tiago Pires? Como foi?

Daniela G – A primeira pessoa com quem falámos foi o Padre Tiago. Foi ele que organizou a nossa primeira reunião, onde nos fez a proposta de animarmos uma missa. A ideia era perceber-se se havia união entre todos e como é que funcionava. Felizmente funcionou mesmo e agora somos nós que temos autonomia, somos nós que marcamos os ensaios e organizamos as coisas. O Padre Tiago agora verifica os nossos cânticos, dá a devida autorização e apoia-nos. A nossa família também nos apoia.

PA – Os elementos que fazem parte do Grupo Jovens Pela Igreja de Alcanede representam toda a freguesia?

Daniela G – Somos de várias terras, Pé da Pedreira, Alcanede, Mosteiros, Barreirinhas, Vale do Carro, Alqueidão do Mato, etc. Há uma boa representação da nossa freguesia.

PA – Para finalizar esta nossa pequena conversa, querem aproveitar para deixar alguma mensagem?

Flávia S – Queremos apelar aos nossos jovens para participarem no nosso grupo.

Daniela G – São todos bem-vindos.

PA – O Portal de Alcanede deseja a todos os que fazem parte deste grupo e aos que ainda virão, as maiores felicidades. Continuem e nunca desistam…

Daniela e Flávia – Nós também queremos agradecer ao Portal de Alcanede a ajuda na divulgação deste nosso grupo de Jovens Pela Igreja de Alcanede. Obrigada.

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 3814 vezes

Artigos Relacionados

(Vídeo) Portal de Alcanede estreia programa “Alcanedenses pelo Mundo” com Manuel V. Amaral de Aldeia de Além

Portal Alcanede

Próximo “Ídolo” de Portugal pode ser de Alcanede

Paulo Coelho

David Cadete: “A população de Valverde está sempre pronta a ajudar”

Portal Alcanede