15.4 C
Alcanede
Quinta-feira ,25 Abril, 2024
Sociedade

Portal de Alcanede organiza ciclo de colóquios descentralizado pela freguesia

O Portal de Alcanede vai organizar no próximo dia 26 de Março, pelas 14 horas, o primeiro de um ciclo de colóquios que prevê um calendário descentralizado pela maioria dos lugares da freguesia de Alcanede. A iniciativa insere-se na “missão” do Portal de prestar um serviço à comunidade, e conta para a primeira edição com a parceria do Centro Cultural e Recreativo de Aldeia da Ribeira. 

O mote para esta primeira realização versa, «o papel do associativismo e voluntariado nas sociedades modernas – que futuro?». O evento pretende suscitar a troca de experiências, debate e reflexão, sobre as organizações do chamado terceiro sector, (iniciativas privadas de utilidade pública com origem na sociedade civil).

A sessão de abertura deverá ficar a cargo de Paulo Coelho da administração do portal de Alcanede, e de Jorge Rodrigues, presidente da direcção do Centro Cultural e Recreativo de Aldeia da Ribeira.

O primeiro painel será moderado por João Melo de Ataíde, tendo como oradores, Jorge Claro presidente da Fajudis – Federação das Associações Juvenis do Distrito de Santarém, e ainda a confirmar, Isabel Vieira docente da Universidade Católica Portuguesa, que pela sua experiência e conhecimento do 3º sector a nível nacional poderá lançar pistas para a necessidade de este tipo de organizações se adequar a novos paradigmas.

O segundo painel moderado por Luís Ferreira, pretende a abordagem de alguns casos práticos, tendo como convidados os oradores, Ramiro Matos, presidente do Banco Alimentar Contra a Fome de Santarém, António Craveiro da direcção do Sport Clube Operário de Cem Soldos/Tomar e Conceição Gaspar, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Alcanede.

A calendarização dos colóquios de acordo com o Portal de Alcanede deverá contar com as parcerias das colectividades locais, no apoio logístico, e com os patrocínios de empresários da região que queiram aderir às iniciativas.

Os temas a abordar em futuras realizações deverão contemplar entre outros a protecção civil, o ordenamento do território (PDM) e temas ligados ao comércio e indústria. Em particular, o sector da extracção de inertes que tem uma forte componente empresarial na região de Alcanede.

ENTRADAS LIVRES


Nota: No antigo site do Portal esta página foi lida 885 vezes


Artigos Relacionados

Pé da Pedreira já tem máquina multibanco

Carlos Coelho

Santa Casa de Alcanede reúne cerca de 160 mulheres na comemoração do seu dia internacional

Paulo Coelho

Baldios financiam livros escolares e apoio à natalidade

Carlos Coelho