14.7 C
Alcanede
Sábado ,20 Abril, 2024
Sociedade

Ponte de Viegas – Obra deverá iniciar-se em Abril e terá de estar concluída até 30 de Junho deste ano

As obras que vão permitir restabelecer a normal circulação rodoviária na localidade de Viegas, freguesia de Alcanede, deverão começar no próximo mês de Abril.
O arrastar da situação (vai fazer dois anos em Julho) e as várias solicitações que o Portal de Alcanede recebeu da parte de alguns utentes daquela via, levaram-nos a solicitar esclarecimentos à autarquia de Santarém, no sentido de perceber o que estaria a motivar o atraso na obra.

O vereador Ricardo Gonçalves disse ao Portal, que desde que o problema foi identificado “a Passagem Hidráulica (PH) foi inicialmente escorada provisoriamente e foram tomadas medidas minimizadoras dos efeitos da passagem de veículos”. As intervenções passaram pela “aplicação de sinalização vertical, lombas dissuasoras de velocidade e colocação de PMP’s para condicionamento da passagem de veículos sobre a Obra de Arte”.

Segundo o vereador “no dia 4 de Fevereiro de 2010, procedeu-se ao reforço do escoramento da Passagem Hidráulica”.

O autarca refere também que a obra “foi integrada num processo de candidatura a fundos comunitários para a valorização ambiental dos recursos hídricos do Município de Santarém, que para além desta (Viegas), inclui outras intervenções no concelho, que visam a conservação e reabilitação da sua rede hidrográfica, incluindo limpeza, desassoreamento de linhas de águas, zonas ribeirinhas e reabilitação de PH”. No total de obras desta natureza a nível do concelho, a candidatura submetida em Maio do ano passado, resulta num montante de “492.249,00 euros, com uma taxa FEDER de 80% no valor de 393.799,20 euros”, sendo destinados para a realização da obra em Viegas cerca de “40 mil euros”.

Ricardo Gonçalves garante que no caso de Viegas “a empreitada terá que estar concluída até 30 de Junho de 2011” e que “a solução estrutural adotada para solucionar o problema é uma estrutura pré-fabricada do tipo “box-culvert” cujo processo de fabrico a empresa adjudicatária já está neste momento a diligenciar”. A obra foi adjudicada no passado dia 1 de Fevereiro de 2011.

Ponte Viegas n 23

Nota: No antigo site do Portal esta página foi lida 843 vezes

Artigos Relacionados

Comissão de Festas de Aldeia da Ribeira investe em fogo de artifício e bandas de prestígio

Carlos Coelho

“Mal Tratadas” estão de volta à estrada

Paulo Coelho

Movimento Cívico pela ER 361 reuniu forças partidárias e independentes em torno da 2ª fase da obra

Carlos Coelho