20 C
Alcanede
Quarta-feira ,24 Abril, 2024
Sociedade

Primeiro colóquio organizado pelo Portal de Alcanede foi um sucesso

O Centro Cultural e Recreativo de Aldeia da Ribeira recebeu no Sábado, 26 de Março de 2011, o primeiro de uma serie de colóquios que o Portal de Alcanede pretende dinamizar, de forma descentralizada, pela freguesia de Alcanede.

Cerca de 80 pessoas marcaram presença neste evento, que teve como tema «O Associativismo e Voluntariado nas Sociedades Modernas – Que Futuro?». Coube a Paulo Coelho, enquanto um dos administradores do Portal, a sessão de abertura do evento e a Jorge Rodrigues, presidente da Associação Cultural e Recreativa de Aldeia da Ribeira, os primeiros discursos do colóquio.

O primeiro painel teve como moderador o alcanedense João Melo de Ataíde, que sintetizou os contributos dos oradores, Jorge Claro, presidente da Fajudis – Federação Distrital das Associações Juvenis do Distrito de Santarém e de Ramiro Matos, presidente do Banco Alimentar contra a Fome – Delegação de Santarém. Contributos que deram origem a inúmeras questões no espaço de debate e que motivaram a plateia para o segundo painel.

António Frazão, da Cooperativa Terra Chã – Chãos, António Craveiro, do Sport Clube Operário de Cem Soldos – Tomar e Conceição Gaspar, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Alcanede, foram os oradores que se seguiram, num painel moderado por Luís Ferreira.

Embora tenha sido notada a falta de presença de uma parte muito significativa dos dirigentes associativos da freguesia de Alcanede, para quem foi pensada e dirigida a iniciativa, Paulo Coelho, do Portal, considera que “a ausência se deve a alguma falta de hábito a este tipo de eventos que, quer queiramos quer não, são novidade na nossa freguesia”.

O responsável pelo Portal de Alcanede prefere realçar “a fantástica moldura humana que esteve no colóquio, a excelência do painel de oradores e moderadores, a presença das coletividades da nossa terra que não perderam a oportunidade de participar, os contributos das associações vizinhas, casos de Gançaria, Alcobertas e outras, a presença da autarca da freguesia de Tremês e da população que viu no evento uma mais-valia”.

No decorrer da próxima semana o Portal de Alcanede tenciona apresentar os principais momentos do colóquio, também em formato vídeo.

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 915 vezes

Artigos Relacionados

Dia 21 de abril “Notícia Histórica da Vila de Alcanede”

Carlos Coelho

Incêndio no Monte da Fonte em Alcanede

Portal Alcanede

Jovens de Murteira e Barreirinhas unem-se em prol do regresso da festa de São Vicente

Portal Alcanede