9.5 C
Alcanede
Sexta-feira ,29 Março, 2024
Artigos de Opinião

Desenvolvimento Económico e Ambiente – A convergência necessária

Num mundo com os graves problemas ambientais como o nosso, é necessário um forte sentido de responsabilidade por parte de todos os agentes na prossecução das preocupações ambientais. Essa responsabilidade, não pode ser apenas atribuída a este ou aquele grupo, é uma responsabilidade de todos.

É sabido que o desenvolvimento económico é, por vezes, um dos inimigos da qualidade ambiental. Esta lição da história, que desde a revolução industrial tem sido reiteradamente confirmada, tem sido gerida por todos de forma despiciente.

As actividades económicas, onde se incluem as indústrias extractivas, são um dos grandes contribuidores para a problemática situação ambiental. No entanto, parte destas actividades são susceptíveis de, com ponderação, rigor e controlo, poderem ver os impactos ambientais serem minorados ao máximo, não pondo em risco a manutenção da actividade económica desenvolvida.

Tendo em conta este quadro, e olhando para a situação concreta de Alcanede, deparamo-nos com uma realidade que importa ter em consideração.

Face à importância económica que as pedreiras representam para a freguesia, concelho, distrito e, por consequência país, é importante que todas as premissas se possam reunir para que a actividade extractiva possa manter-se.

Todos nós sabemos bem da importância económica das pedreiras de Alcanede. Antes de mais, pelos postos de trabalho que são gerados, depois pela importância da actividade económica desenvolvida pelas muitas empresas que ali estão sediadas e que fazem da actividade extractiva a sua razão de existir, depois pelas mais-valias financeiras que são geradas pela actividade também para a Câmara Municipal de Santarém e para o Estado.

É importante que o Ministério do Ambiente, através dos seus organismos, possa ser um parceiro da autarquia e dos empresários, ajudando e minorando os ditos impactes negativos ambientais.

Todos têm um papel a desempenhar, importando sim que ninguém aja em interesse próprio, achando que o seu interesse é mais importante do que todos os outros.

O diálogo entre todas as entidades é a peça chave para a resolução de problemas que possam vir a ser desencadeados.

A questão ambiental existe, não vale a pena fingir, importa sim arranjar soluções que permitam que as empresas de Alcanede possam exercer a sua actividade, contribuindo também elas próprias para a redução ao máximo dos impactes negativos.

Quando o país precisa desesperadamente do aumento de exportações, sendo este um dos objectivos primordiais do governo, maior relevância assume esta questão.

Sendo Portugal um país com uma boa propensão para a exportação de pedras e rochas, Alcanede e o concelho, podem nesta área assumir um papel importante.

Para o futuro ficará outra discussão, que é a de se saber, e depois das pedreiras?

Essa é uma discussão que caberá, antes de mais, aos empresários, que deverão, perspectivando o futuro, ponderar outras actividade ou negócios que sejam o motor de desenvolvimento de Alcanede. Mas essa discussão ficará para depois.

Para agora fica o registo da importância desta actividade para uma freguesia, e vários concelhos, e o apelo a que desenvolvimento económico e preocupação ambiental possam convergir. Mais do que uma necessidade, é uma obrigação de todos que querem um amanhã.

Ricardo Figueiredo Segurado
(Comissão Política Concelhia do PS de Santarém)

Artigos Relacionados

Sermão do encontro

Portal Alcanede

Terra Queimada

Carlos Coelho

Férias

Portal Alcanede