8.8 C
Alcanede
Sexta-feira ,29 Março, 2024
Entrevistas

Pedro Ramos: “É importante não deixar morrer as nossas tradições”

pramos

pramosComeçam esta Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2011 os tradicionais festejos em honra de São João Crisóstomo em Aldeia da Ribeira.

São 4 dias de festa onde todos são bem-vindos. A propósito dos festejos, o Portal de Alcanede falou com Pedro Ramos. O juiz da festa deste ano sente-se satisfeito com o apoio dado pelas populações de Aldeia da Ribeira, Vale

do Soupo, Vale das Caldas e Casal da Josefa, enaltece o trabalho de toda a equipa que compõe a comissão de festas e os contributos de vários empresários da região que vão apoiando com aquilo que podem oferecer.

Nesta entrevista, Pedro Ramos apela também a todas as pessoas que fazem parte de colectividades… para que nunca desistam.

pedroramos1Portal de Alcanede (PA) – Aldeia da Ribeira volta a cumprir a tradição em honra do seu santo padroeiro, quais são os grandes destaques deste ano?

Pedro Ramos (PR) – Todos os dias vão ser bons, mas um dos destaques vai para o baile de Sábado com o conjunto “Os Lords”. No arranque dos festejos (Sexta, 28 Janeiro) a actuação do JC Power na “noite do barril” também promete e, claro, no Sábado e Domingo temos também as actuações das bandas do Xartinho e Gançaria, respectivamente. Mas, todos os motivos são bons para virem à nossa festa que como habitualmente dura 4 dias.

PA – Já agora que falas da tradição em manter os 4 dias de festa. É sabido que organizar uma festa como esta dá sempre imenso trabalho, ainda para mais 4 dias. No vosso caso concreto as pessoas mantêm o espírito bairrista? Apoiam a comissão de forma que a tradição se mantenha inalterada?

PR – Embora não existam muitas pessoas a entrarem para a comissão de festas, de uma maneira geral as pessoas ajudam. Não criticam, o que já é muito bom e quando as pessoas desta comissão se propõem a fazer alguma coisa a população tem colaborado. Por exemplo, quando se fez o coreto as pessoas ficaram muito satisfeitas. Ou seja, quando é preciso o envolvimento de todos, ele acaba por acontecer.

PA – Além da população de Aldeia da Ribeira, Vale do Soupo, Vale das Caldas e Casal da Josefa, que outros apoios têm?

PR – Como se sabe a vida está difícil para todos. Da câmara municipal de Santarém já tivemos alguns apoios, mas ultimamente não tem sido possível. A junta de freguesia de Alcanede tem ajudado, por exemplo para um passeio de motas que realizámos recentemente. A outros níveis temos os nossos patrocínios. Também não é fácil, mas cada um dá o que pode para contribuir. Agradecemos o apoio de todos.

pedroramos2PA – Este ano és o Juiz da festa, mas contigo (directamente) quantas pessoas estão a trabalhar no sentido de levar por diante a tradição?

PR – Cerca de 25 pessoas.

PA – Por falar em tradição. Aqui em Aldeia da Ribeira uma das grandes “marcas” dos festejos é o fogo de artifício?

PR – É verdade. Este ano a tradição mantêm-se com o nosso fogo de artificio que tem sido dos melhores. Se calhar, mesmo o melhor ao nível da nossa freguesia.

PA – Acreditamos que nesta altura, tu e a tua equipa estejam um bocadinho preocupados com as condições meteorológicas?

PR – Realmente na 5ª feira começou a chover. Com frio, embora não sendo muito bom, seria melhor do que a chover, mas haverá de correr tudo bem. Com chuva ou não a festa far-se-á na mesma.

PA – Além destes festejos anuais costumam realizar mais iniciativas durante o ano?

PR – Sim. Em Junho realizámos o «Tiro aos Pombos» que foi feito no campo de tiro da freguesia, em Pé da Pedreira. Fizemos um Passeio de Motas e Jipes TT e participámos na Expo-Alcanede com uma tasquinha. Uma experiência, que devido ao seu sucesso, ponderamos voltar a realizar este ano 2011.

pedroramos3PA – Pedro, gostavas de deixar alguma mensagem em especial a quem está a ler esta entrevista?

PR – Dizer a todas as pessoas que fazem parte das colectividades da nossa freguesia que nunca desistam. É o que nós estamos a tentar fazer. Estas iniciativas são momentos de convívio para todos e, como tal é importante não deixar morrer as nossas tradições. Aproveito para convidar toda a gente a visitar Aldeia da Ribeira este fim-de-semana. Vão ser muito bem recebidos.

PA – Obrigado pelas declarações ao Portal de Alcanede e felicidades para a vossa festa…

PR – Nós é que agradecemos a colaboração do Portal de Alcanede.

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 3167 vezes

Artigos Relacionados

Próximo “Ídolo” de Portugal pode ser de Alcanede

Paulo Coelho

Evolução da A.R.C.A tem sido positiva

Portal Alcanede

Entrevista ao Presidente da AHBVA Nélson Durão

Portal Alcanede