14.3 C
Alcanede
Sexta-feira ,19 Abril, 2024
Artigos de Opinião

Dia Comunitário do Vale da Trave

Os lugares do Vale da Trave comemoraram no dia 19 de Dezembro o seu Dia Comunitário. Foi um grande e maravilhoso dia bem passado de confraternização, onde a população dos lugares do Vale da Trave se reencontrou nas vivências comunitárias que caracterizam os usos e costumes desta comunidade, num ambiente festivo envolto no verdadeiro espírito natalício de união e solidariedade.

diacomunitario3O dia começou com a realização da Assembleia de Compartes, onde foi dado conhecimento dos últimos desenvolvimentos da actividade do Conselho Directivo, debatidas e votadas as decisões relativas à gestão dos terrenos comunitários – os baldios. Enquanto isso as crianças visualizaram um filme no Centro Comunitário (antiga escola primária).

O almoço de convivo decorreu de forma informal, onde era visível o à vontade com que as pessoas celebravam este Dia Comunitário. Espontaneamente, os homens juntam-se ao redor dos assadores petiscando de navalha na mão, conversando sobre qualquer assunto do quotidiano ou contando episódios caricatos passados que serviam de mote à confraternização. Já as mulheres acercavam-se em pequenos grupos, ora conversando, ora ajudando no serviço, para que o trabalho fosse redistribuído e para que nada falta-se nas mesas de apoio. Para algumas pessoas de idade este dia foi um dia de grande alegria, uma forma de sair da rotina e quebrar a solidão. A sopa da pedra estava saborosa e aconchegou e aqueceu muito estômago. O vinho de mesa era bom mas o vinho do Alfredo, caseiro, era bem melhor.

A abertura da mostra da doçaria do Vale da Trave foi um dos pontos altos do almoço. A quantidade e a diversidade de doces que cobriam as duas mesas regalavam a vista a qualquer um. Uma graciosidade de um grupo de Valtravenses que voluntariamente participaram nesta mostra de doces, confeccionando e oferecendo os doces para este Dia. Um agradecimento muito especial a todas. Os doces estavam deliciosos.

diacomunitario2No plano das actividades, a tarde foi animada com danças de salão para o público em geral e um insuflável para as crianças. A actividade da dança foi levada a cabo pela Associação Jovem de Alcobertas – AJA, sendo, sem dúvida, o culminar de um dos pontos mais altos deste dia. Vários pares de dança de várias idades, dos quais o mais novo tinha seis anos, brindaram-nos com uma excelente coreografia e belíssimos passos de danças sul-americana.

O Dia terminou com a inauguração da iluminação natalícia onde a capela e uma árvore de natal, com oito metros, foram iluminadas, num acto simbólico com a população presente.

O ambiente festivo da quadra Natalícia esteve sempre presente neste dia. Não faltaram as prendas para as crianças dos lugares do Vale da Trave, entregues pelo Pai Natal e Mãe Natal, assim como uma lembrança com os votos de Boas Festas dos órgãos da Assembleia de Compartes para todos os compartes. Como o espírito era de partilha, a organização decidiu doar vinte bolos-reis e a sopa da pedra sobejante à Santa Casa da Misericórdia de Alcanede.

diacomunitario6O Dia Comunitário do Vale da Trave não terminou sem a promessa de voltar a realizar-se para o próximo ano.

Estão de parabéns os órgãos da Assembleia de Compartes que promoveram e patrocinaram esta iniciativa.

A todos quantos colaboraram e tornaram possível a concretização da iniciativa, um Bem-haja.

Artigos Relacionados

“Ámen” só na igreja e a um único Senhor

Paulo Coelho

ELEITOR ESCLARECIDO VOTO DECIDIDO…(Direito resposta)

Portal Alcanede

Discurso do Papa aos Artistas

Portal Alcanede