11.3 C
Alcanede
Quarta-feira ,24 Abril, 2024
Cultura

Expo-Alcanede promove encontro entre bandas da freguesia e patrocina o livro ”A Lamentável Invasão”

A edição 2010 da Expo-Alcanede vai para o quinto ano consecutivo e integra além das principais actividades económicas da região a 9ª mostra Gastronómica.Trata-se de uma organização da Junta de Freguesia de Alcanede com o apoio da Câmara Municipal de Santarém. O certame abre as portas na sexta-feira dia 17 pelas 19 horas ao som das bandinhas da Moca e do Castelo. A noite fica reservada para a animação do Madeira Show e DJ Kristotof, ao sabor das iguarias gastronómicas servidas pelas principais associações da freguesia nas tasquinhas do recinto.
No sábado, dia 18 de Setembro, o destaque vai para a apresentação do livro “A Lamentável Invasão” da autoria de João Melo Ataíde. Outro aguardado momento desta Expo-Alcanede é o encontro entre as Bandas da freguesia (Alcanede, Xartinho) pelas 22 horas. O grupo musical Xeques, encerra o programa do dia 18 ao actuar por volta de meia-noite. A Expo-Alcanede termina no domingo com a actuação do Rancho Folclórico das Viegas e outro grupo a designar, encerrando com a actuação de Rui Saraiva.

Novo livro de João Melo Ataíde vai ser apresentado durante a Expo-Alcanede

A 5ª edição da Expo-Alcanede vai ser cenário para apresentação do livro, “A Lamentável Invasão” da autoria de João Melo Ataíde no próximo dia 18 de Setembro pelas 18 horas.

A Junta de Freguesia de Alcanede associa-se deste modo às comemorações da efeméride, ao patrocinar a publicação da obra. O documento promete abordar um significativo acervo de informação designadamente as narrativas de militares estrangeiros que participaram na 3ª Invasão Francesa na região de Alcanede (1810 – 1811), ocupada pelo 8º corpo do exército francês, sob o comando do general Junot. Embora focado na região, o estudo contém inúmeras referências regionais alargadas às localidades de Pernes, Porto de Mós, Rio Maior, Santarém e Tremês.

Nota: No antigo site do Portal esta página foi lida 894 vezes

Artigos Relacionados

Aos 16 anos, jovem com raízes em Alcanede lança livro de poesia em Lisboa

Paulo Coelho

Capela de São Lourenço em Vale do Carro palco de teatro musical de Natal dia 1 de dezembro

Portal Alcanede

Alunos da Escola de Dança de Alcanede dão espetáculo ao estilo MTV Dance

Carlos Coelho