17.7 C
Alcanede
Segunda-feira ,29 Abril, 2024
Entrevistas

Sleazy Riders: “O feedback tem sido bom”

sriders

sridersChamam-se Sleazy Riders. Em comum tem a paixão pela música e o gosto pelo convívio que a banda lhes proporciona. Nem a separação geográfica de todos os seus elementos, os impede de se dedicarem a um projecto muito influenciado por sons dos anos 70, 80 e blues. O Portal de Alcanede falou com o vocalista dos Sleazy Riders. Chama-se Duarte Rodrigues, tem 23 anos, é de Alcanede e estuda para engenharia civil.

Os Sleazy Riders são constituídos pelo: Alex (22 Anos) – baixo; Bernardo (15 Anos) – Guitarra; João (22 Anos) – Guitarra; Rui (24 Anos) – Bateria; Duarte (23 Anos) – Voz

Fotoduarterodrigues4Portal de Alcanede (PA) – Quando e como nasceu a ideia de criar os Sleazy Riders?

Duarte Rodrigues (DR) – A banda surgiu à pouco mais de um ano. Primeiro com um outro nome (Red Burn) e só há 6 meses a esta parte optámos pela designação de Sleazy Riders. Eu sempre adorei música e através do Bernardo deu-se a oportunidade de entrar como vocalista. Começámos por dar dois concertos em São João da Ribeira, onde reside o Bernardo. A partir daí começámos a ensaiar com mais regularidade.

PA – O Duarte é o representante de Alcanede?

DR – Sim, sou o único elemento de Alcanede. Os restantes são de Amiais de Baixo, São João da Ribeira, Alto da Serra e Alcoentre. Embora muito dispersos, está tudo a correr bem, sendo que é aqui, na nossa região de Alcanede que temos dado mais concertos.

PA – Quais são as vossas principais influências musicais?

DR –Led Zeppelin, The Doors, Deep Purple, ACDC, Guns n Roses, Black Sabbath, The Darkness, ZZtop, The Who, The Kinks, Rolling Stones, Ramones, Sex Pistols e também Blues…

PA – É interessante perceber que apesar da vossa juventude, vão buscar grande parte da inspiração aos anos 80 e também 70. A que se deve?

DR – Pessoalmente sempre gostei de ouvir música rock. Desde muito cedo comecei a escutar vários estilos musicais dentro do rock. Primeiro foram as bandas dos anos 90, mas rapidamente cheguei aos Ramones, Sex Pistols, entre outros e daí foi um “pulinho” até chegar a Led Zeppelin, Jimi Hendrix e também blues, que é uma grande influência para nós. Além disso, há sempre também uma influência dos nossos pais.

PA – Ao que sei, o vosso trabalho não se resume simplesmente a uma banda de covers… Têm trabalhos originais?

DR – Sim. Temos 4 temas originais, um deles foi feito pelo João (musica e voz), outras duas pelo Alexandre e tenho também algumas letras feitas por mim. O Bernardo dá também o seu grande contributo a nível de solos. O Rui tem concentrado energias nos covers por causa dos últimos espectáculos e em breve vai começar também a contribuir nos temas originais.

PA – Ainda não há nenhum trabalho gravado?

Fotoduarterodrigues3DR – Ainda não, mas em breve vamos gravar num estúdio de um nosso amigo dois ou três originais, até para colocar no myspace, facebook, etc.

PA – Em relação aos ensaios, como fazem? Imagino que seja um pouco complicado?

DR – Ultimamente temos ensaiado aqui em Alcanede, num espaço próximo da minha casa. Não é o ideal, até porque não está isolado acusticamente, mas por enquanto é suficiente. Mas também já o fizemos em São João da Ribeira e nos Amiais.

PA – Este Verão 2010, pelo que temos notado, tem sido interessante para os Sleazy Riders. Realizaram vários concertos…

DR – Demos 6 concertos, foi muito bom. Não estávamos à espera de todas estas oportunidades.

PA – Como é que o público tem reagido aos vossos espectáculos?

DR – O feedback tem sido bom. No entanto, temos alguns problemas com reportório em alguns sítios, algumas pessoas não estão à espera de ouvir este tipo de músicas, pelo menos aqui nesta zona. Muitos não conhecem os temas, mas com o tempo estão a habituar-se. No sentido contrário, tem sido muito agradável receber o incentivo de muita gente que chega ao pé de nós a dar os parabéns e a dizerem que ficaram impressionadas pela positiva.

PA – Como jovem que és, que opinião tens sobre a juventude destes tempos modernos?

DR – A nível musical a nossa zona é bastante rica. Temos várias bandas filarmónicas, Alcanede, Xartinho e Gançaria e por isso, muitos jovens músicos, o que é óptimo. Noutros aspectos, acho uma juventude perfeitamente normal, noto na maioria deles uma certa união, embora considere que podiam ser mais participativos. No geral, a opinião é muito boa.

Fotoduarterodrigues1PA – Até final deste ano o que vão fazer os Sleazy Riders?

DR – Queremos agora parar um bocadinho para ensaiar com calma. Temos estado a dar concertos sem tempo para ensaiar. Há coisas a corrigir, arestas para limar e concentrar também as nossas atenções nas músicas originais.

PA – Formar uma banda musical tem sempre os seus custos. Quem vos apoia?

DR – O material realmente é caro. Para dar um concerto não temos todo o equipamento necessário. Normalmente quando vamos a uma festa a comissão encarrega-se de contratar o som. No caso dos bares é mais complicado, se eles não tiverem o material, nós ficamos um bocadinho “pendurados”. Felizmente que agora o Luís Martins nos deu um grande contributo ao emprestar umas colunas e uma mesa de mistura.

PA – Obrigado pelas declarações ao Portal de Alcanede e muitas felicidades para os Sleazy Riders…

DR – Eu é que agradeço a oportunidade dada pelo Portal de Alcanede. Em nosso nome muito obrigado e felicidades também para vocês

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 1006 vezes

Artigos Relacionados

Pedro Ramos: “É importante não deixar morrer as nossas tradições”

Portal Alcanede

(Vídeo) “Alcanedenses pelo Mundo” com Filipe Montez de Aldeia de Além

Portal Alcanede

Conceição Gaspar, “Todas as decisões tomadas foram as possíveis e adequadas para levar o barco a bom porto”

Carlos Coelho