17.3 C
Alcanede
Quinta-feira ,25 Abril, 2024
Cultura

Músicos da banda de Alcanede participaram no 17º estágio da orquestra nacional de sopros dos templários

A Sociedade Filarmónica Gualdim Pais – Tomar, dando corpo ao seu projecto para a área musical, decidiu promover o 1º estágio da Orquestra Nacional de Sopros dos Templários, em Agosto de 1997, sendo seu maestro titular, o professor António Saiote. Pretendeu a Sociedade Filarmónica Gualdim Pais com esta iniciativa criar um espaço de aperfeiçoamento qualificado, em termos de Orquestra, para jovens músicos de todo o país, deixando, simultaneamente para reflexão a ideia da Criação nesta região de uma formação profissional deste tipo. Tomar e a Região de Turismo dos Templários, pela sua tradição cultural no campo da Música, pela sua beleza natural e monumental, pode e deve assumir-se como uma alternativa válida aos grandes centros, na descentralização cultural do nosso país.

Nesta passada semana esteve a decorrer o 17º Estágio com Maestro convidado, Alberto Roque. É uma semana em que se trabalharam várias obras com o objectivo de se “crescer” musicalmente. O objectivo dos estágios de Orquestra não é preparar as obras para os concertos, mas sim durante uma semana absorver a maior informação sobre elas, sobre as suas interpretações, e coloca-las em prática cada vez que tocamos uma obra. Este ano foi muito enriquecedor porque o Maestro Alberto Roque é conceituadíssimo, e por isso, nada melhor do que ouvir as sábias palavras e explicações de quem sabe e tem provas dadas no mundo da música, a nível Nacional e Internacional.

Estiveram neste estágio quatro músicos da Banda da Sociedade Filarmónica Alcanedense: António Machado (Percussão), Daniel Frazão (Clarinete), Nelson Inácio (Saxofone-Alto) e Pedro Frazão (Bombardino). O estágio decorreu durante a semana de 23 a 29 de Agosto de 2010, terminando com três concertos, em Sardoal, Constância e Tomar.

albertoroquesfa1

Nota: No antigo site do Portal esta página foi lida 655 vezes

Artigos Relacionados

Escola de Danças de Salão organiza Noite de Fados em Aldeia da Ribeira

Carlos Coelho

III Encontro de Coros, “Vozes do Castelo” acontece no domingo dia 20 de maio

Carlos Coelho

Cacilda Neves escreve poema dedicado à banda de Alcanede

Paulo Coelho