13.5 C
Alcanede
Segunda-feira ,27 Maio, 2024
Sociedade

Petição ER 361 sobe a plenário e será discutida no parlamento

O Movimento Cívico ER 361 foi ouvido esta terça feira na Assembleia da República no âmbito da Petição pela Beneficiação da estrada que juntou 4604 assinaturas. A Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações foi presidida pelo deputado Vasco Cunha do PSD a quem cabe elaborar um relatório final.

Estiveram presentes os deputados, Carina João (PSD), Bruno Dias (PCP), Heitor Sousa (BE) e Luís Gonelha (PS). A reunião foi acompanhada por vários elementos que integram o Movimento de Cidadãos, formado nos fóruns do Portal de Alcanede (Fábio Bento, Luís Martins, Carlos Salgado, Carlos Coelho e Rogério Francisco).

Os porta-vozes Paulo Coelho e Luís Ferreira manifestaram as preocupações aos deputados e entregaram um dossier com todo o histórico do processo e um memorando que resultou de um encontro de trabalho promovido pelo Movimento Cívico. Na reunião realizada no passado dia 21 de Junho, em Alcanede foram registados os contributos de diversos empresários em representação dos vários sectores de actividade da nossa região e os presidentes de junta das freguesias de Alcanede, Abrã, Amiais de Baixo e Monsanto.

No final da reunião na Assembleia da República foi aceite pelos deputados da comissão a sugestão do relator, Vasco Cunha, que propôs a subida da petição a plenário. Antes da elaboração do relatório final, os deputados optaram pela redacção de um documento intercalar. Esta tomada de posição da Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações, vai permitir que sejam ouvidos os vários organismos que tem intervenção neste processo, como sejam as Estradas de Portugal, o InIR –  e ICNB – Instituto da Conservação da Natureza, entre outros.

Em Maio deste ano o Movimento Cívico pela Beneficiação da ER361, viu parte da sua pretensão alcançada com o anúncio do lançamento do concurso público em Diário da República para a beneficiação da ER 361 entre Alcanede (Km 52 / 130 ) e Amiais de Cima  (Km 61 / 890), e que corresponde nesta primeira fase ao valor global de um milhão e setecentos mil euros.

A beneficiação proposta contempla o reforço estrutural do pavimento com alargamento do perfil transversal à custa das bermas existentes, estando ainda prevista a melhoria/reposição da sinalização horizontal, a limpeza e reabilitação da rede de drenagem das águas pluviais existente e intervenções no equipamento de sinalização e segurança. O prazo de execução dos trabalhos é de 240 dias e abertura das propostas a concurso será no dia 1 de Julho pelas 10 da manhã. A data coincide com o contador do Portal de Alcanede que prevê por essa altura comunicar às populações os passos a dar no sentido de precaver no futuro, a execução da segunda fase dos trabalhos de beneficiação da ER361.

Nota: No antigo site do Portal esta página foi lida 492 vezes

Artigos Relacionados

Incêndio que deflagrou na freguesia de Alcanede foi extinto às 18 horas

Paulo Coelho

Associação de Aldeia de Além quer melhorar as suas instalações

Carlos Coelho

Alcanedenses David Bento e Bruno Azenha ajudam Grécia no combate aos incêndios

Carlos Coelho