17.9 C
Alcanede
Domingo ,19 Maio, 2024
Sociedade

Obras na estrada Cortiçal – Barreirinhas avançam para a semana

As obras na estrada municipal que liga o Cortiçal às Barreirinhas na freguesia de Alcanede devem começar na próxima semana. A confirmação foi dada pelo vereador João Leite do pelouro das obras municipais da autarquia de Santarém em declarações ao jornal o Mirante. A empreitada vai decorrer ao longo de cinco quilómetros e envolve um investimento de 140 mil euros, esclarece.

O autarca em declarações aquele semanário acrescentou que durante o Inverno foram feitas algumas intervenções pontuais nas zonas mais críticas e que foi necessário esperar pela melhoria do estado do tempo para se avançar com obras de fundo na estrada que serve Vale da Trave, à semelhança do que aconteceu com outras estradas do concelho.

As populações do Vale da Trave e Casal de Além na freguesia de Alcanede demonstraram este domingo a sua insatisfação pelo estado de degradação da via.

De acordo com Henrique Cordeiro, elemento do grupo formado por cerca de uma dezena de residentes do Vale da Trave o protesto “representa o sentimento da população face aos últimos acontecimentos” que denotam a “falta de manutenção da estrada no período dos festejos do Vale da Trave” e a ”actuação diferenciada relativamente à manutenção da via entre a JF da Abrã (pela positiva) e de Alcanede (pela negativa).

A contestação foi também motivada pelos últimos acidentes ali verificados com as consequentes perdas materiais. Segundo o coordenador do protesto, “durante o dia muitas foram as pessoas que percorreram aquele trajecto, havendo alguns residentes das Barreirinhas dispostos a apoiar a causa tendo em conta a degradação da estrada na via que serve a população daquele lugar “.

O protesto consistiu numa “plantação” nos buracos da estrada de “matos”, sendo que algumas das espécies são utilizadas tradicionalmente como “ervas defumadoras”( para afastar o azar e o “mau olhado”), fazendo uma analogia com o Vale da Trave, Terra das Ervanárias. Face ao protesto das populações o Portal de Alcanede ao abrigo do direito de resposta enviou um questionário no passado domingo à junta de freguesia de Alcanede e à Câmara Municipal de Santarém, não tendo obtido qualquer resposta destas entidades.

Artigos Relacionados

Operário morre em acidente de trabalho na freguesia de Alcanede

Paulo Coelho

Festas em honra de Nossa Senhora dos Prazeres animam Espinheira

Carlos Coelho

Presidente da AHBVA participou em debate de ideias sobre o atual socorro publico no concelho de Santarém promovido pelo Tejanus

Portal Alcanede