10.9 C
Alcanede
Terça-feira ,30 Abril, 2024
Sociedade

Obras na estrada Cortiçal – Barreirinhas avançam para a semana

As obras na estrada municipal que liga o Cortiçal às Barreirinhas na freguesia de Alcanede devem começar na próxima semana. A confirmação foi dada pelo vereador João Leite do pelouro das obras municipais da autarquia de Santarém em declarações ao jornal o Mirante. A empreitada vai decorrer ao longo de cinco quilómetros e envolve um investimento de 140 mil euros, esclarece.

O autarca em declarações aquele semanário acrescentou que durante o Inverno foram feitas algumas intervenções pontuais nas zonas mais críticas e que foi necessário esperar pela melhoria do estado do tempo para se avançar com obras de fundo na estrada que serve Vale da Trave, à semelhança do que aconteceu com outras estradas do concelho.

As populações do Vale da Trave e Casal de Além na freguesia de Alcanede demonstraram este domingo a sua insatisfação pelo estado de degradação da via.

De acordo com Henrique Cordeiro, elemento do grupo formado por cerca de uma dezena de residentes do Vale da Trave o protesto “representa o sentimento da população face aos últimos acontecimentos” que denotam a “falta de manutenção da estrada no período dos festejos do Vale da Trave” e a ”actuação diferenciada relativamente à manutenção da via entre a JF da Abrã (pela positiva) e de Alcanede (pela negativa).

A contestação foi também motivada pelos últimos acidentes ali verificados com as consequentes perdas materiais. Segundo o coordenador do protesto, “durante o dia muitas foram as pessoas que percorreram aquele trajecto, havendo alguns residentes das Barreirinhas dispostos a apoiar a causa tendo em conta a degradação da estrada na via que serve a população daquele lugar “.

O protesto consistiu numa “plantação” nos buracos da estrada de “matos”, sendo que algumas das espécies são utilizadas tradicionalmente como “ervas defumadoras”( para afastar o azar e o “mau olhado”), fazendo uma analogia com o Vale da Trave, Terra das Ervanárias. Face ao protesto das populações o Portal de Alcanede ao abrigo do direito de resposta enviou um questionário no passado domingo à junta de freguesia de Alcanede e à Câmara Municipal de Santarém, não tendo obtido qualquer resposta destas entidades.

Artigos Relacionados

Apesar das adversidades, Vale do Carro mantém a tradição anual

Paulo Coelho

Festejos em Mata do Rei com saldo positivo e promessa de regresso em 2012

Paulo Coelho

Festa de Natal da Santa Casa da Misericórdia de Alcanede

Paulo Coelho