19 C
Alcanede
Sexta-feira ,19 Abril, 2024
Saúde

Procissão Senhor dos Passos e Senhora das Dores em Alcanede

A Igreja de Alcanede encheu-se por completo para a missa de Domingo de Ramos. Antes da Eucaristia procedeu-se à bênção dos Ramos, uma prática comum a todos os povos católicos alusiva a esta quadra pascal. Depois de benzidos, os Ramos são guardados em casa durante todo o ano.

Celebrada a Eucaristia, pelo pároco Tiago Pires, seguiu-se a Procissão do Senhor dos Passos e da Senhora das Dores, uma celebração que invoca o trajecto percorrido por Jesus Cristo desde a condenação à morte até ao seu sepultamento, após a sua crucificação no calvário. Este ano acompanhada pela Banda do Xartinho (Sociedade Musical e Recreativa do Xartinho). Pelo terceiro ano o sermão foi realizado a partir do Coreto da vila.

Estamos na semana mais importante da fé cristã e já na Quinta-feira, 1 de Abril (Quinta-feira Santa) destaque para a Eucaristia da Ceia do Senhor às 19.30 na Gançaria e às 21.00 em Alcanede.

Na Sexta-feira santa, Celebração da Paixão do Senhor às 15.00 em Alcanede, seguida da procissão do Senhor Morto, e na Gançaria às 17.30. Na Gançaria haverá Via-sacra às 21.00 nas ruas da aldeia.

No Sábado Santo, a Solene Vigília Pascal será às 22.00 na Igreja de Alcanede.

No Domingo de Páscoa, a Eucaristia será celebrada às 9.15 em Valverde, 10.30 na Gançaria, 12.00 em Alcanede, 15.00 nas Viegas, 16.15 no Pé da Pedreira e 17.30 em Aldeia da Ribeira.

Artigos Relacionados

Covid-19: Concelho de Santarém regista mais 28 novos casos positivos nas últimas 24 horas

Portal Alcanede

Exemplo de funcionárias da SCMA teve eco no jornal Voz das Misericórdias

Portal Alcanede

Farmácia Apolinário – Workshop “Maternidade” realiza-se no dia 25 de novembro

Carlos Coelho