9.4 C
Alcanede
Sexta-feira ,29 Março, 2024
Sociedade

“O Tempo dos Franceses” – Participe e faça história

Assinalam-se em 2010 os 200 anos sobre a terceira invasão francesa, acontecimento de enorme relevância a nível nacional e europeu. Porém, a história deste período é uma realidade ainda pouco conhecida na nossa região. Se bem que na Nova Monografia de Alcanede – lançada em 2005 – este tema já tenha sido abordado, investigações posteriores possibilitaram traçar um quadro mais detalhado sobre este período, em particular no que se refere à ocupação francesa da região de Alcanede, entre Novembro de 1810 e Março de 1811.

Com recurso aos relatos escritos por muitos que nela participaram, é hoje possível traçar a história do “tempo dos franceses” na região de Alcanede, no decurso da terceira invasão francesa.

Em paralelo, e tal como noutras regiões do país, a cultura popular da região preserva também memórias dispersas destes trágicos acontecimentos. Porém, estas histórias, muitas vezes transmitidas oralmente, nunca foram objecto de uma recolha escrita sistemática, que permita a sua divulgação por toda a comunidade.

Neste contexto, apela-se à participação e contributo activo de todos aqueles que, estando ligados à Vila de Alcanede e freguesias limítrofes, se queiram associar a um evento de natureza cultural durante o corrente ano, que assinale este relevante e pouco conhecido acontecimento.

Em concreto, pedimos a cada um que proceda à recolha de memórias de histórias ou episódios sobre as invasões francesas na região de Alcanede – quer do seu próprio conhecimento, quer de conhecimento dos seus familiares mais idosos – passando-os a escrito num pequeno texto que, preferencialmente, não exceda uma página A4.

Os textos devem ser enviados até ao próximo dia 30 de Maio de 2010 para o endereço electrónico quintadafranca@netcabo.pt, para o qual poderão ser também endereçadas dúvidas ou sugestões.

Estes textos serão posteriormente revistos e avaliados por um júri independente, que seleccionará os 3 melhores trabalhos, principalmente com base nos seguintes critérios: interesse para o conhecimento do “tempo dos franceses”na região; originalidade do relato e ainda a clareza e construção do texto.

Aos três melhores trabalhos serão atribuídos prémios, a comunicar oportunamente, os quais serão publicitados através dos meios que vierem a ser considerados mais adequados.

Para além destes e de acordo com os mesmos critérios, o júri poderá seleccionar outros trabalhos, tendo em vista a sua publicitação.

Autoria: Luís Duarte Melo

Artigos Relacionados

Alcanede recebe sessão de esclarecimento sobre Certificação Florestal

Paulo Coelho

Proprietários da Mercearia e Café Galucho viveram momentos de aflição durante assalto

Carlos Coelho

Cerveja artesanal de alta qualidade, aprenda como fazer

Carlos Coelho