17.8 C
Alcanede
Quarta-feira ,24 Abril, 2024
Sociedade

Meia Vitória das Populações – EP antecipa para o final de Março o lançamento do concurso para a beneficiação da ER361

As populações e os membros do fórum do portal de Alcanede que encabeçaram a petição pela repavimentação da ER 361 troço Alcanede/Alcanena começam a ver a luz ao fundo do túnel. O Gabinete de Comunicação Institucional da EP – Estradas de Portugal S.A dá como inquestionável “o lançamento do Concurso para a empreitada da beneficiação do troço da ER361”, para o final deste mês de Março.

A comunicação oficial desta novidade partiu da Delegação Regional de Santarém a um pedido de esclarecimento do Portal On-Line. De acordo com o director, Alcindo Cordeiro a intervenção de beneficiação do troço entre Alcanede e Alcanena será dividida em duas fases, “a 1ª entre Alcanede (Km 52,130) e sensivelmente o limite entre os concelhos de Santarém e Alcanena (Km 61,900) e, a 2ª entre este Km e Alcanena (Km 68,130)” esclarece.

No que diz respeito à Beneficiação/Rectificação da ER361, o Projecto do troço compreendido entre o km 61,900 (limite do Concelho de Santarém) e o km 68,130 (Concelho de Alcanena) inclui a rectificação de algumas curvas, desenvolvendo-se dentro do Sítio da Rede Natura 2000 e Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, pelo que, terá que ser submetido a parecer prévio do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB).

No entanto como é do conhecimento público, está em revisão o Plano de Pormenor do parque, não podendo, neste período, o PNSAC/ ICNB emitirem pareceres até à aprovação do plano, ou até 150 dias úteis depois da entrega do documento. Esta é a razão apontada para que a segunda fase da Beneficiação/Rectificação da ER 361 comece mais tarde.

Numa visita recente dos técnicos da EP ao referido troço e na sequência das intempéries verificadas nos últimos meses. A EP reconhece o “aumento do estado de degradação do pavimento”. Apesar de considerar que o mesmo, “não compromete no entanto as condições mínimas de circulação e segurança rodoviária”, tendo a EP procedido ao reforço da sinalização da via.

Face as estas notícias a manifestação agendada para o dia 1 de Abril em Alcanede poderá sofrer alguns acertos ligeiros transformando-se numa grande jornada de convívio entre as populações servidas por esta via. Mantendo-se, ainda assim a marcha entre Amiais de Cima e Alcanede em moldes a designar, e a apresentação pública do número de assinaturas no centro da localidade, numa jornada que promete juntar centenas de populares.

Artigos Relacionados

Almoço de Natal em Casais da Charneca com direito a espetáculo de fados

Paulo Coelho

Sopa de urtigas vence 1º Festival de sopas em Mosteiros

Carlos Coelho

Veio esta manhã ao Centro de Inspeções a Rio Maior e nunca mais foi visto

Carlos Coelho