21.6 C
Alcanede
Sexta-feira ,19 Abril, 2024
Sociedade

Gruta do Algar do Pena candidata às 7 maravilhas naturais de Portugal

A candidatura da Gruta do Algar do Pena foi apresentada pela Câmara de Santarém.

A Gruta do Algar do Pena está situada no carso profundo do Parque Natural da Serra de Aires e Candeeiros, na freguesia de Alcanede, concelho de Santarém e permite observar a natureza num esplendor único.
Esta Maravilha da Natureza foi acidentalmente descoberta em 1983, durante uma operação de extracção de pedra, tendo actualmente a maior cavidade sala conhecida no País. É composta por um poço vertical de 35 metros (algar) que conduz a uma sala gigantesca de 105 mil metros cúbicos.

No local está instalado o Centro de Interpretação Subterrâneo, um dos melhores locais para compreender os segredos das grutas, dos mecanismos de circulação subterrânea das águas e dos perigos a que este ambiente está sujeito.No seu interior, a vista expande-se numa vasta paisagem subterrânea de formas tão variadas quanto invulgares, através da enorme profusão de concreções – estalactites e estalagmites.
Vítor Gaspar, vereador com o pelouro do Turismo da Câmara de Santarém salienta que “a nomeação da Gruta do Algar do Pena para este Concurso, revela a grandiosidade e exemplaridade desta Maravilha da Natureza, que, independentemente dos resultados do Concurso, é certamente uma das mais belas do património espeleológico Português”.

A Gruta do Algar do Pena está nomeada para o Concurso «7 Maravilhas Naturais de Portugal», entre centenas de locais de Norte a Sul do País, Açores e Madeira.
O concurso integra sete categorias: Zonas Marinhas, Zonas Aquáticas Não Marinhas, Grutas e Cavernas, Praias e Falésias, Florestas e Matas, Grandes Relevos e Áreas Protegidas, sendo que a Gruta do Algar do Pena integra a categoria Grutas e Cavernas.

A lista de candidaturas vai ser analisada por um painel de 77 especialistas que vão eleger 77 candidatos – 11 por categoria – cuja revelação será feira a 07 de Fevereiro.

A 7 de Março são anunciados os 21 locais finalistas – três por categoria, que vão ser submetidos a votação pública até 07 de Setembro, mês da divulgação das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.
A New 7 Wonders Portugal® arrancou em Novembro com a iniciativa que vai eleger em 2010 as “7 Maravilhas Naturais de Portugal®”. Esta eleição antecipa a campanha mundial para eleger as “7 Maravilhas da Natureza®”, em 2011, sendo por isso um projecto pioneiro, que coloca os olhos do mundo nas imensas belezas naturais de Portugal.

A eleição das “7 Maravilhas Naturais de Portugal®” pretende sensibilizar os portugueses para a necessidade de preservar o património natural do nosso País.
Tendo em conta que 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade, este projecto vem reforçar um movimento ambientalista que cresce a nível global e pretende ser uma referência no contributo para a sustentabilidade ambiental no nosso País.

Segundo Bernard Weber, criador deste movimento global e presidente da New 7 Wonders Foundation, “se queremos salvar alguma coisa, primeiro precisamos de saber apreciá-la realmente”. Divulgar e preservar o património natural são hoje uma prioridade a nível mundial.

No dia 8, foram divulgados pela New 7 Wonders Portugal os 323 locais candidatos a “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, bem como a parceria institucional com o Ministério do Ambiente, Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, Liga para a Protecção do Ambiente, Quercus, GEOTA e National Geographic Portugal.

Fonte: Notícias do Ribatejo

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 287 vezes

Artigos Relacionados

Despiste em Vale das Caldas vítima empresário de Alcanede

Portal Alcanede

Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Alcanede, participam no projecto sons da memória

Paulo Coelho

Depósito do lixo doméstico e falta de manutenção do arruamento indigna moradores da rua do Vale do Carro de Cima

Carlos Coelho