14.5 C
Alcanede
Sexta-feira ,29 Março, 2024
Sociedade

Bombeiros de Alcanede chamados em 2009 para 2418 alertas

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcanede já tornou públicos os dados relativos à actividade operacional do corpo de Bombeiros durante o ano de 2009. Entre incêndios florestais, emergências Pré-Hospitalares, acidentes rodoviários e serviços de transporte de doentes contam-se 2418 alertas.

Alertas:

Incêndios (Florestais, Urbanos e Industriais) (93), Acidentes rodoviários (43), Intervenções em vias e infra-estruturas (20), Emergências Pré-hospitalares (622), Conflitos legais (9), Acidentes tecnológicos e industriais (1), Serviços (Prevenções, transporte de doentes, etc) (1.367), Actividades (Serviços gerais, eventos diversos) (263).

De acordo com o Comandante dos Bombeiros de Alcanede, Paulo Santos foram transportadas, “cerca de 3.700 vítimas/doentes/utentes tendo os veículos percorrido um total de 208.900 kms.”

Ainda de acordo com este responsável foi dada resposta com os meios disponíveis à totalidade dos alertas na nossa área operacional (eficácia 100%). O Comando destaca a participação em operações de combate a incêndios nos distritos de Vila Real, Viseu, Guarda, Lisboa e Leiria, bem como o apoio prestado aos Corpos de Bombeiros vizinhos, o que correspondeu a cerca de 18% do serviço de emergência.

Por iniciativa do Comando do CBV Alcanede, realizou-se no passado dia 8 de Janeiro, no quartel, uma reunião onde compareceram o Vereador da Protecção Civil da Câmara Municipal de Santarém, Major António Valente, o Comandante Operacional Distrital Joaquim Chambel, o Comandante Operacional Municipal José Vitorino, o Presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Santarém Adelino Gomes, o Presidente das Junta de Freguesia de Alcanede Manuel Joaquim Vieira, o Presidente da Junta de Freguesia de Gançaria Joaquim Manuel Aniceto, a Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Alcanede e o  Presidente da Direcção da AHBVA Manuel Rosa.

Segundo o comandante Paulo Santos, na reunião foram escalpelizados os dados relativos ao ano de 2009, bem como a sua tendência nos últimos anos “tendo também sido discutido o voluntariado nas diversas instituições da freguesia, com especial incidência para o voluntariado nos Bombeiros, onde no ano de 2009 recebemos 15 novos voluntários”.

No mesmo encontro, foi apresentado o Plano de Formação dos Bombeiros de Alcanede que no próximo ano disponibilizará cerca de 450 horas de formação credenciada e mais de 200 horas de instrução interna. De salientar o elogio das entidades responsáveis ao trabalho desenvolvido pelos Bombeiros Voluntários, os quais, na sua opinião, constituem um exemplo no nosso distrito.

Foi ainda decidido avançar “com mais uma campanha de incentivo ao alistamento de voluntários no nosso Corpo de Bombeiros, sendo essa medida custeada pela Junta de Freguesia de Alcanede”.

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 456 vezes

Artigos Relacionados

Festas anuais de Alcanede transitam da ARCA para o parque de jogos

Carlos Coelho

Foto Reportagem: Expo Alcanede inaugurada oficialmente

Portal Alcanede

Acidente de viação em Pé da Pedreira provocou dois feridos ligeiros

Paulo Coelho